Existe possibilidade de chuva fraca no período da noite em algumas regiões
O primeiro domingo de junho chega com boas notícias climáticas aos gaúchos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será marcado por temperaturas amenas e pela presença das nuvens em todo Estado. Existe a possibilidade de chuva no período da noite, mas de baixa intensidade, em algumas regiões.
Conforme o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do Distrito de Meteorologia de Porto Alegre do Inmet, a previsão de chuva não deve ser motivo de preocupação:
— Não tem preocupação em relação à chuva. Todo o Estado deve ficar com volumes de 5 a 10 milímetros, com possibilidade de bem pouquinho a mais ou um pouquinho a menos, mas variando bem pouco — pondera.
A razão desse baixo volume de chuva se deve à passagem rápida de uma frente fria, conforme o meteorologista. Na região Sul, da Fronteira até a Campanha, a chuva leve deve aparecer ainda no final da tarde, já em direção a Porto Alegre, ela deve se concentrar durante a madrugada e manhã de segunda-feira (3).
Além da chuva, também são previstas rajadas de vento que podem ficar entre 50 e 60 km/h. Elas começam a aparecer no final da tarde de domingo, na região de Pelotas e Rio Grande. Em Porto Alegre, as rajadas de vento devem atingir o extremo sul da cidade na madrugada de segunda-feira.
— A preocupação é que vai ter um repique do Guaíba, com a entrada desse vento, um pouquinho mais forte, na madrugada. Ele fica de sentido Sul durante a segunda-feira, mas diminui. E a chuva fica concentrada só durante a madrugada e manhã da segunda. A partir da tarde para o fim de tarde da segunda já tem sol — detalha o meteorologista.