Tricolor não perde desde 2021 contra o rival do próximo sábado (27)
Grêmio e Bahia tem um história de enfrentamentos que já dura 74 anos. O confronto entre os tricolores tem seus principais capítulos na Copa do Brasil, onde cinco vezes os tricolores se cruzaram — com 100% de aproveitamento dos gaúchos, que sempre eliminaram os baianos, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.
Mas o duelo deste sábado (27) será pelo Campeonato Brasileiro, onde o retrospecto é mais equilibrado, com 19 vitórias gremistas, 13 do time de Salvador e 14 empates. Eles ainda duelaram em três oportunidades pela Série B, com três empates registrados.
Em Salvador, as duas equipes já se encontraram 36 vezes, desde 23 de abril de 1950. A partida foi válida por torneio quadrangular que ainda envolveu o Galícia (BA) e o Metalusina (MG) e foi vencida pelo Bahia por 1a 0, gol de Gereco.
Nos enfrentamentos na Bahia, são 11 vitórias gremistas, 14 baianas e 11 empates. Na Arena Fonte Nova, que foi construída para a Copa do Mundo de 2014 e que é localizada no mesmo local do antigo estádio da Fonte Nova, que foi implodido, são nove jogos, com quatro vitórias do Grêmio, três do Bahia e dois empates.
O confronto deste sábado colocará em jogo uma invencibilidade do time gaúcho na série. Nos últimos seis encontros são duas vitórias do Grêmio e quatro empates, com três partidas em cada estado. Entre os empates está a classificação gremista nos pênaltis na Copa do Brasil do ano passado. A última derrota do Grêmio aconteceu em 2021, em Salvador, por 3 a 1, jogo que por muitos é apontado como o que rebaixou o time gaúcho.