Órgão ligado ao governo estadual pede atenção para risco de alagamentos e raios no Oeste e na Campanha
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, na noite deste domingo (21), um alerta de “chuvas fortes, descargas elétricas e risco de alagamentos” para a Região Oeste e parte da Campanha na manhã desta segunda-feira (22).
De acordo com o comunicado divulgado em redes sociais, o período de maior risco é o das 6h às 10h. A orientação do órgão oficial é para que, durante o mau tempo, a população permaneça em segurança, retire eletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas. Em caso de dúvidas, deve-se procurar a Defesa Civil do município de residência.
De acordo com a previsão, depois de um fim de semana marcado por sol e temperaturas elevadas em muitos pontos do Estado, o mau tempo deverá retornar por conta da atuação de um cavado (região alongada de baixa pressão atmosférica) sobre a Argentina. Conforme a Climatempo, isso favorece a intensidade da chuva sobre algumas áreas no Rio Grande do Sul.
A previsão indica ainda maior probabilidade de precipitação elevada no Oeste, mas também em municípios do Sul – ainda que sem o mesmo nível de alerta das zonas indicadas pela Defesa Civil. No Norte, na Serra e na Região Metropolitana, o sol deverá aparecer, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde.
Já na terça-feira (23), a expectativa é de tempo instável principalmente nas Missões. Há alerta de temporais emitidos pelos institutos de meteorologia para essa zona, com muita nebulosidade e chuva ao longo de todo o dia. A maior parte do Estado deve seguir sob mau tempo na quarta (24) e na quinta (25).