Atuação de massa de ar seco traz alta temperatura ao Estado
A terça-feira (12) será de tempo firme e calorão em todo o Rio Grande do Sul. O sol predomina em todas as regiões do Estado. Será um dia de alta temperatura devido à atuação de uma massa de ar seco. O único local em que chove – de forma rápida e fraca – é no extremo sul gaúcho. Pode ventar ao longo do dia no Litoral e no oeste do RS, com rajadas de até 70km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja perigo potencial de onda de calor no Rio Grande do Sul. O aviso indica risco à saúde, pois a temperatura subirá 5ºC acima da média esperada para o período durante até cinco dias. O aviso engloba quase todo o território gaúcho, com exceção do Litoral Norte, da Região Metropolitana e do Sul.
A temperatura sobe, com sensação de calorão em todo o RS. Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, registra a mínima do dia: 11ºC. Já a máxima ocorre em cinco municípios gaúchos: Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central; Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste; Novo Tiradentes, no Norte: 39ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 18ºC a 33ºC.
Na quarta-feira (13), uma área de baixa pressão atmosférica na Argentina influencia o aumento de umidade sobre a Fronteira Oeste. Assim, pode ocorrer pancadas de chuva nesta região e no sul do Estado. As demais áreas do RS, continuam sob influência da massa de ar seco. O dia será de sol, calorão e tempo firme.
A mínima da quarta-feira será, novamente, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha: 12ºC. À tarde, Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste, e Novo Tiradentes, no Norte, marcam a máxima: 40ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 23ºC a 36ºC.