Este é o quinto ano consecutivo que a medida preventiva é adotada pela companhia
Este é o quinto ano consecutivo que a transposição do Rio Fortaleza é utilizada para repor o nível da barragem do Rio Pardo, que abastece a cidade e também o município de Caiçara. A medida foi tomada pelas altas temperaturas dos últimos dias, que fazem aumentar o consumo, associadas ao baixo volume de chuva.
No mês de janeiro choveu apenas 98,4 mm na cidade, pela estação meteorológica do Inmet. O número é 58% da média prevista para todo o mês que é de 168 mm, segundo o Climatempo. Para o superintendente regional da Corsan, Aldomir Santi, a transposição é uma alternativa temporária até que o volume de chuva e as temperaturas sejam normalizados.
— Nos últimos dias não tem chovido e, associado à isso, as altas temperaturas acabam aumentando consideravelmente o consumo de água e baixando rapidamente o nível dos mananciais. Com isso, adotamos essa medida temporária nos antecipando para não permitir que se chegue a uma situação mais crítica — enfatiza Santi.
De acordo com a Corsan, o sistema é interligado à estação de tratamento de água, onde permanecerá funcionando pelos próximos dias, enquanto houver necessidade. Segundo o superintendente, Frederico Westphalen é a única cidade da região onde foi preciso implantar essa medida preventiva. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais de comunicação da companhia.