Alerta divulgado pelo governo gaúcho apresenta as alternativas corretas para não se tornar vítima dos estelionatários
Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) chamaram a atenção, nesta sexta-feira (26), para a aplicação de golpes na internet envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Estelionatários têm utilizado links falsos, guias e códigos Pix falsos para receber o dinheiro indevidamente.
Segundo o poder público estadual, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação está trabalhando para tirar as páginas do ar. No entanto, ao mesmo tempo que alguns sites são derrubados, novos sites ilícitos são criados, exigindo atenção redobrada por parte dos contribuintes.
O comunicado ressalta que o governo gaúcho não envia links ou boletos de cobrança do IPVA.
Para consultar o valor devido e gerar o QR Code para pagamento, o proprietário precisa digitar o código Renavam e a placa do carro em uma das seguintes alternativas:
Um elemento importante se encontra no final de cada site oficial do governo do estado: eles terminam com o tradicional “rs.gov.br”, não com “.com” ou “.com.br”, por exemplo.
Antes de realizar o pagamento, verifique se as informações de quem vai receber estão corretas:
Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. No caso de multas de infrações de trânsito e taxas do DetranRS, estas serão as informações:
Outra alternativa para o pagador do imposto é apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal.
Para tirar dúvidas relacionadas ao IPVA 2024, é possível obter esclarecimentos pelo site de Dúvidas Frequentes ou acessar o chamado Plantão Fiscal Virtual, ferramenta on-line disponível no site da Receita Estadual.
O comunicado divulgado pelo governo do Estado recomenda que vítimas de golpes virtuais registrem ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br ou junto a uma delegacia física para que as medidas legais possam ser adotadas pela Polícia Civil.
Fonte : GZH
Foto : Felipe Nyland /Agencia RBS