Rajadas de vento no Litoral podem alcançar até 50 km/h
O fim de semana será marcado pela mudança no tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. No sábado (27), o sol predomina na Fronteira Oeste, na Região Central, na Campanha e no Sul. Na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, a chuva é rápida e sem grande quantidade. Já no Norte, na Serra e nas Missões, a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas por raios na segunda metade do dia. O vento permanece forte no Litoral, com rajadas de até 50 km/h. No domingo (28), a instabilidade volta a ocorrer em grande parte do RS.
A maior quantidade de chuva é prevista para cidades da Serra, como Vista Alegre do Prata e Veranópolis, com 16 milímetros, o que equivale a até 9% do esperado para o mês. Em Porto Alegre, não é prevista chuva significativa.
A temperatura, no sábado, segue semelhante aos últimos dias. A mínima será registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 8ºC. Já a máxima ocorre nos municípios de Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central: 32ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 18ºC e 28ºC.
No domingo (28), as instabilidades avançam sobre boa parte do Estado. O sol predomina ao longo do dia, mas intercala com pancadas de chuva que devem ocorrer no Sul, na Região Metropolitana, na Serra, no Norte, nas Missões e na Campanha. Na Fronteira Oeste, o tempo é firme e não chove.
A chuva se concentra novamente na região serrana, em municípios como Vista Alegre do Prata e Veranópolis, com 20 milímetros, o que representa até 11% da média aguardada para janeiro. Na Capital, são aguardados 16 milímetros, equivalente a 11% da expectativa para esta época.
Em relação à temperatura, ela começa a subir no Estado. A mínima ocorre novamente em São José dos Ausentes, na Serra: 9ºC. Já a máxima será registrada em seis municípios gaúchos: Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, Porto Lucena e Porto Xavier, no Noroeste, Novo Tiradentes, no Norte, e Alto Feliz, no Vale do Caí: 32ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 19ºC a 29ºC.
Na segunda-feira (29), o tempo permanece instável no território gaúcho. Desta forma, a tendência é de muita nebulosidade e chuva a qualquer momento do dia na Região Metropolitana, no Litoral e na Serra. Na Campanha e na Região Central, o dia começa com sol, porém pode ocorrer chuva passageira à tarde.