Através de dispositivos, os números de telefones de agências bancárias são clonados para enganar clientes.
A indústria do crime não descansa nunca, a cada dia criam novas formas de instrumentalizar os golpes. Agora os bancos viram vítimas juntamente com os clientes, que recebem ligações de números de telefones que correspondem com os das agências bancárias, porém, os números são “maquiados” por equipamentos adulteradores, induzindo os clientes a acreditarem se tratar de ligações reais das agências aonde possuem contas.
No final da tarde de ontem, as 17h57 um cliente de agência bancária de Panambi recebeu uma ligação telefônica de um número convencional com prefixo (55) 3375-XXXX, sendo chamado pelo seu próprio nome pelo interlocutor (golpista) que se identificava como do Serviço de Monitoramento do Banco. Logicamente que o horário completamente desproporcional, levou a vítima escolhida a desconfiar e conseguiu evitar um golpe que certamente seria o passo seguinte, caso tivesse mantido a conversação.
Após ter encerrado a ligação o cliente entrou em contato com um amigo e funcionário do banco o qual lhe informou que o Banco jamais iria lhe ligar naquele horário e que, outras incidências já tinham sido detectadas no mesmo modus operandi.
Fica o alerta para a população que, ao receber ligações telefônicas que se dizem de Bancos, procurem checar primeiro se realmente se trata da sua agência e jamais forneça dados bancários por telefone, principalmente, dados pessoais e números de senha.
A incidência foi registrada através de Boletim de Ocorrência Policial pelo cliente que buscará identificação do número real de onde originou a ligação, já que o número que aparecia no display identificador fora adulterado de forma a parecer do Banco no qual possui conta.