Temperatura segue alta, mas deve diminuir gradualmente
A chuva persiste no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (19). Porém, conforme a frente fria que atua no Estado avança para o oceano, a tendência é de que a instabilidade diminua. A previsão é de pancadas de chuva, desde cedo, na Campanha, na Região Central, no Sul e na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre. No Noroeste e Norte, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas e raios, à tarde. O abafamento continua, mas a temperatura cai em relação aos últimos dias, que foram marcados por uma onda de calor. Na projeção em vídeo, é possível ver o avanço da instabilidade.
Os maiores volumes de chuva estão previstos para municípios do Norte, como Vicente Dutra, e do Litoral Norte, como Torres, com 20 milímetros, representando 11% e 13% do esperado para dezembro, respectivamente. Em Porto Alegre, são esperados 12 mm, equivalendo a 10% da média para esta época.
A temperatura apresenta uma leve queda em todo o RS. Ao amanhecer, Pedras Altas, no Sul, registra a mínima do dia: 13ºC. Já a máxima ocorre em Novo Tiradentes, no norte gaúcho, atingindo 35ºC. Na Capital, a variação térmica será de 23ºC a 31ºC.
A quarta-feira (20) continua com umidade alta no Rio Grande do Sul. O sol aparece no Norte e Noroeste, intercalado com pancadas de chuva concentradas na segunda metade do dia.
Nas demais regiões, a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia, alternando com períodos de melhoria e breves aberturas de sol. A mínima ocorre novamente em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra: 13ºC. Os termômetros de Novo Tiradentes, no Norte, indicam a máxima da quarta-feira: 34ºC. Na Capital, a temperatura varia entre 21ºC e 27ºC.