Onda de calor intenso segue no Estado e deve continuar até o domingo (17)
Nesta quinta-feira (14), a instabilidade predomina no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva mais frequente e intensa na Fronteira Oeste e de forma mais dispersa nas demais regiões. A exceção é o Litoral Norte, que terá tempo firme. Apesar da chuva, a temperatura no RS continua em ascensão até o próximo domingo (17). Na sexta-feira (15), o Estado deve registrar máxima de 43ºC.
A onda de calor no Estado resulta de uma área de alta pressão de níveis médios na atmosfera, inibindo a formação de nebulosidade e permitindo a entrada de ar quente sobre o RS, conforme explica o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo.
Os maiores acumulados de chuva estão previstos para municípios da Fronteira Oeste, como Uruguaiana e Alegrete, com 24 milímetros, quantia que representa até 21% da média para dezembro. Em Porto Alegre, espera-se 5mm, o equivalente a 4% da expectativa mensal.
A temperatura segue subindo, com mínima de 12ºC em São José dos Ausentes, na Serra, e máxima atingindo 38ºC em Alto Feliz, no Vale do Caí. Na Capital, a variação térmica será de 24ºC a 35ºC.
Na sexta-feira (15), o dia deve ser de instabilidade e elevação da temperatura. A previsão é de chuva pela manhã e à tarde, com possibilidade de pancadas acompanhadas por raios em todo o RS. Na Região Central e no Norte, a chuva deve ser mais intensa.
Ao amanhecer, os termômetros de São José dos Ausentes marcam a mínima do dia: 13ºC. A máxima ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí: 41ºC. Em Porto Alegre, a amplitude térmica será de 24ºC a 38ºC.