As precipitações ganham força na Região Metropolitana e o vento pode alcançar os 70 km/h
O feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, será com chuva no Rio Grande do Sul. O tempo segue instável pela baixa pressão atmosférica vinda do Paraguai que atua em todo o Estado por influência do fenômeno El Niño. Na Região Metropolitana, há alerta para alta intensidade de chuva, com possibilidade de raios e vento de até 70 km/h.
Na Região Central e no Norte, a condição será de muita nebulosidade com chuva moderada a forte ao longo do dia. Já no Sul, as precipitações perdem intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido das 22h01min de terça às 18h de quarta-feira (15), para risco de tempestade no Rio Grande do Sul. O marcador destaca a Região Metropolitana, a Fronteira Oeste, a Região Central, o Norte, o Noroeste, a Serra e o Litoral Norte.
Os maiores volumes de chuva ocorrem em municípios do norte do Estado, onde a precipitação alcançará os 48 milímetros (confira lista de cidades abaixo). De acordo com a Climatempo, por exemplo, a precipitação em Planalto neste feriado corresponde a 27% da chuva esperada para o mês todo no munícipio.
A temperatura segue a mesma tendência do início da semana. A mínima do Estado, de 11º C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima está prevista para Novo Tiradentes, na região norte, onde os termômetros devem atingir 32ºC. Em Porto Alegre, a amplitude térmica varia dos 20ºC aos 27ºC.
A instabilidade deve permanecer dominando o Rio Grande do Sul na quinta-feira (16), por conta da passagem de uma nova frente fria pelo Estado.
Vicente Dutra, no Norte, atinge a máxima do RS, 32ºC, enquanto Pedras Altas, novamente, ocupa o posto de menor temperatura, com 12ºC. Na Capital, os termômetros variam de 20ºC a 24ºC.