Fim de outubro e início de novembro será marcado por pancadas a qualquer hora do dia e temperatura amena
Depois de um final de semana de sol e calor em algumas regiões, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul na próxima semana. Na segunda-feira (30), todas as áreas serão marcadas pela instabilidade. De acordo com a Climatempo, as pancadas serão volumosas, mas intercaladas com momentos de melhoria. O norte do Estado volta a ficar em alerta devido a perigo de temporal.
Neste domingo (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuva intensa e vento forte válido para o norte gaúcho. O aviso, que se estende para toda a divisa do RS com Santa Catarina, tem validade para o dia hoje, seguindo até a manhã de segunda-feira. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuva de até 50 mm/dia — a média para o mês da região varia de 200 a 300 mm—, rajadas de vento de 60 km/h e queda de granizo.
Já Porto Alegre terá uma segunda-feira de tempo nublado, e a chuva que pode cair a qualquer hora do dia. A temperatura máxima vai baixar um pouco. Novembro começa na quarta-feira (1°) com o termômetro sem passar dos 21°C. Em Caxias do Sul, na Serra, o fim de outubro e início de novembro também será de sol entre nuvens e pancadas a qualquer momento.
Ainda segundo a Climatempo, a tendência é que a semana seja de chuva em todas as regiões. A circulação de vento úmido do oceano favorecem a formação de nuvens carregadas nas regiões Norte, Sul, Leste e Central.