Instituto informa que área pode enfrentar rajadas de vento de até 100 km/h, chuva de 100mm e queda de granizo
Devido ao deslocamento de uma frente fria, todas as regiões do Rio Grande do Sul vão ter instabilidade nesta terça-feira (17). A chuva mais intensa vai ser registradano Norte e no Noroeste. Nessas áreas, há risco de temporal, descargas elétricas, rajadas de vento de até 80 km/h e queda de granizo.
Já na Região Metropolitana, as pancadas vão ter menor intensidade e o volume de chuva pode atingir 16 milímetros — o que representa 10% da média para o mês. Há possibilidade de garoa e céu nublado na Campanha e no Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido da meia-noite às 18h desta terça-feira, para risco de temporal no RS. O marcador indica que as regiões da Metade Norte podem enfrentar rajadas de vento de até 100 km/h, chuva de 100mm e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A chuva será mais intensa em 10 cidades do Norte (veja lista abaixo). Nessas localidades, os 48mm previstos representam entre 20% e 23% na média para outubro.
A temperatura deve se elevar um pouco na Metade Norte, mas continua mais baixa no restante do RS. A mínima vai ser marcada pelos termômetros de Pedras Altas, no Sul: 6°C. Já a máxima, 29°C, ocorre em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 15°C e 22°C.
A instabilidade deve perder força na quarta-feira (18). O dia ainda deve amanhecer chuvoso no Litoral Norte e na Região Metropolitana, mas o tempo deve voltar a ficar firme a partir da tarde. A mínima, 4°C, ocorre em Caçapava do Sul, na Região Central, e em Pedras Altas, no Sul. A máxima vai ser registrada em Vicente Dutra, no Norte: 28°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 13°C e 20°C.