Tempo firme deve predominar no Estado até domingo, quando a instabilidade retorna ao território gaúcho
Uma área de baixa pressão atmosférica que atua no RS impede a formação de nuvens de chuva no Estado. Por isso, o tempo firme predomina no território gaúcho nesta sexta-feira (13). Contudo, segundo a Climatempo, ainda pode garoar na Serra. Além disso, há risco de geada na Campanha e, durante as primeiras horas do dia, pode ter nevoeiro na Região Metropolitana, no Sul, na Serra, no Noroeste e na Fronteira Oeste.
A ação de uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no RS. A mínima vai ser registrada em Caçapava do Sul, na Região Central: 0°C. Já a máxima, 23°C, será marcada em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 18°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até às 8h desta sexta-feira, para a queda brusca nas temperaturas em todas as áreas do Rio Grande do Sul. Os termômetros podem ficar até 5°C mais baixos durante esse período.
O tempo deve seguir firme no RS no sábado (14), e as temperaturas continuam baixas. A mínima, 3°C, vai ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima ocorre em Novo Tiradentes, no Norte: 29°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 11°C e 21°C.
A tendência é de que o tempo volte a ficar chuvoso no território gaúcho no domingo (15), mas não há perspectiva para chuva no Sul e na Campanha.