Pancadas de chuva predominam em grande parte do território gaúcho ao longo do dia
A ação de um ciclone extratropical no oceano deixa o Litoral do RS em alerta nesta quarta-feira (27). De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento na costa gaúcha devem atingir até 80 km/h, principalmente no Litoral Norte. Vale destacar que esse ciclone não vai chegar em nenhuma área do Estado, permanecendo apenas em alto mar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido das 6h às 23h59min desta quarta-feira, para risco de forte vento em toda a extensão do Litoral. O órgão chama atenção para o fato de que construções sobre as dunas de areia estão sob risco. Também foi emitido um alerta amarelo, válido até às 10h, para o risco de temporal no Litoral Norte, no Norte, na Serra e em parte da Região Metropolitana. Existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
A ação de uma frente fria associada ao ciclone no oceano forma pancadas de chuva, que atingem boa parte do Estado. A precipitação mais intensa ocorre no Norte, sendo que existe o risco de temporal.
Na Região Metropolitana, no Sul, no Litoral e na Serra, as pancadas de chuva ocorrem entre períodos de céu nublado. O tempo fica firme em áreas como a Fronteira Oeste, o Noroeste e em parte da Campanha. A partir da tarde, a chuva deve parar na Região Central.
Os maiores acumulados do dia, 24 milímetros, serão registrados em pelo menos 10 cidades do Norte (veja lista abaixo). Esse volume de chuva representa entre 15% e 20% da média para setembro. Já na Capital, deve chover 10 mm, o que corresponde a 7% na expectativa mensal, embora setembro já tenha excedido muito .
A temperatura mínima vai ser marcada em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra: 4°C. Já a máxima, 24°C, ocorre em cidades do Norte, como Alpestre, Aratiba, Cerro Grande, Marcelino Ramos e Rodeio Bonito. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 18°C.
O tempo volta a firmar em grande parte do Estado na quinta-feira (28), com sol entre nuvens predominando na maior parte das regiões. Contudo, ainda existe chance de chuva no Norte, mas as pancadas vão ser de fraca intensidade e acompanhadas de descargas elétricas. Na Fronteira Oeste, existem condições para névoa na primeira metade do dia. A mínima, 2°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte: 27°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 11°C e 19°C.