Cerca de 6,3 mil residências estão sem luz na cidade, segundo a RGE
Uma pancada de chuva no fim da tarde desta segunda-feira (18) causou problemas em Passo Fundo, no norte do RS. Em menos de 20 minutos, houve registro de granizo e rajadas de vento que chegaram a 78,8 km/h. De acordo com a RGE, pelo menos 6,3 mil casas registram falta de luz.
Segundo o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, essa velocidade de vento já é considerada ventania e pode causar estragos. O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo atendeu ocorrências de quedas de árvores e pedidos de lonas em diversos pontos da cidade. Até às 19h, foram 14 milímetros de chuva registrados em Passo Fundo, conforme Cunha.
No bairro Petrópolis, um supermercado teve o teto danificado por causa da força da chuva. Segundo funcionários, uma calha estava entupida, o que fez com que a água invadisse um dos corredores .
Nesta segunda-feira, a temperatura chegou a 30,5ºC. O calor, misturado com a umidade, formam um sistema com possibilidade de pancadas de chuva com granizo e ventos fortes. Há previsão de chuva e queda da temperatura na terça (19). Na quinta, porém, os termômetros devem chegar a 32ºC.
— Quando é assim, com dias muito quentes, sempre acaba tendo essas pancadas de chuva. Podemos esperar por isso na primavera — afirmou Cunha.
Com a chuva e os ventos, muitas residências registraram falta de energia elétrica. Segundo a RGE, a empresa trabalha para restabelecer o fornecimento a 6,3 mil residências.
Na região central da cidade, a queda de uma árvore bloqueou o trajeto entre as ruas Quinze de novembro e Nascimento Vargas até às 19h. Equipes da Força Voluntária e Guarda de Trânsito realizaram corte de árvore e reparos no local, que foi isolado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas, pelo menos, quatro ocorrências de queda de árvore, nos bairros Vera Cruz, Vergueiro e Carmem entre a tarde e a noite desta segunda-feira.
Além disso, os bombeiros também entregam lonas para casas que foram destelhadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve destelhamento de casas no bairro Vera Cruz, Hípica, Petrópolis e São Luiz Gonzaga.