O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia é de cor laranja, o que representa "perigo"
Devido ao deslocamento de uma frente fria na costa do Rio Grande do Sul, a terça-feira (19) será de instabilidade em todo o território gaúcho. Segundo a Climatempo, existe risco de temporal, com rajadas de vento de até 70 km/h e descargas elétricas na Região Metropolitana, no Norte, no Noroeste, na Serra e na Região Central. Nas demais áreas do Estado, as precipitações serão menos intensas e alternadas com períodos de céu nublado.
O maior acumulado será de 44 milímetros e pode ocorrer em pelo menos 10 cidades (veja lista abaixo). Esse volume de chuva representa até 26% na média para todo o mês de setembro. Já em Porto Alegre, a precipitação pode ter até 40mm – o que representa 24% na expectativa mensal.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de cor laranja, o que representa “perigo”, para quase toda a extensão do RS. No aviso, a instituição prevê: chuva entre 30mm e 60mm por hora ou 50mm e 100mm ao dia, vento intenso (60-100 km/h), e queda de granizo. Existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
a na costa do Rio Grande do Sul, a terça-feira (19) será de instabilidade em todo o território gaúcho. Segundo a Climatempo, existe risco de temporal, com rajadas de vento de até 70 km/h e descargas elétricas na Região Metropolitana, no Norte, no Noroeste, na Serra e na Região Central. Nas demais áreas do Estado, as precipitações serão menos intensas e alternadas com períodos de céu nublado.
A primavera deve ter chuva acima da média no RS, alertam meteorologistas. Com previsão isso, nível dos rios no RS deve continuar exigindo atenção.
A temperatura do dia variará bastante conforme a região do Estado. A Metade Sul deve registrar as mínimas. Já a Metade Norte, as máximas, pois haverá sol entre as pancadas de chuva. A mínima vai ser marcada pelos termômetros de Pedras Altas, no Sul: 8°C. Já a máxima, 31°C, ocorre em Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 16°C e 24°C.
A chuva não deverá dar trégua na quarta-feira (20). A instabilidade vai ser intercalada com sol entre nuvens no Norte, no Noroeste, na Serra, na Região Metropolitana e no Litoral Norte. A mínima, de 9°C, está prevista novamente para Pedras Altas, no Sul. A máxima ocorre em Vicente Dutra, no Norte: 35°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 18°C e 29°C.