Este artigo visa dar algumas dicas de como tirar melhor proveito do açafrão-da-terra para sua saúde!
Por: Paulo Sérgio Moreira Rodrigues
Os benefícios do açafrão são muitos: melhora a capacidade mental aumentando as conexões neurais, anti-inflamatório natural, auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos, combate resfriados e gripes, regula a flora intestinal, desintoxica e trata problemas de fígado e muito mais.
Se você usa açafrão sugiro que você faça algumas coisas para melhorar a absorção das suas substâncias ativas. A principal substância ativa encontrada no açafrão é a curcumina. Num açafrão pode ser encontrado entre 2% e 8% de curcumina na raiz.
A curcumina é um componente bioativo, nele se encontra a maioria dos benefícios para sua saúde. Porém, o açafrão tem mais de dezenas de substâncias bioativas que também podem fazer bem.
A curcumina é uma molécula lipossolúvel ou seja: é diluída na gordura. Portanto para a otimização (tirar melhor proveito) da curcumina é necessário usa-la associada a gordura.
Existem várias maneiras de associar a cúrcuma a gordura. Usar o cúrcuma como tempero na comida, comer com algum tipo de olegenosas (nozes, castanha-do-pará, amêndoas, …), café com óleo de coco ou manteiga ghee, entre outras.
Fontes básicas das informações: Dr. Gabriel Azzini
Paulo Sergio, pesquisador em saúde integral e especialista em gestão pública