De acordo com familiares, Elma Clara de Souza tinha insuficiência renal e o caso foi agravado por um quadro de hipotermia
Morreu, na tarde desta quinta-feira (14), a idosa de 99 anos que ficou nove horas agarrada em uma parreira à espera de resgate após a inundação que atingiu Roca Sales, no Vale do Taquari, em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pelo RS. De acordo com familiares, Elma Clara de Souza tinha insuficiência renal e o caso foi agravado por um quadro de hipotermia.
A aposentada foi resgatada de uma área alagada por uma equipe em um helicóptero e estava internada no Hospital São Camilo, em Encantado. No sábado (9), ela recebeu alta da unidade de tratamento intensivo (UTI) e foi para o quarto. Com a recuperação, havia expectativa de que ela deixasse a casa de saúde.
— Ela sobreviveu para se despedir — resume a neta Juliana Berger.
Elma era moradora de Roca Sales havia 30 anos. A água inundou a residência, que ficou totalmente destruída. Uma cuidadora foi quem ajudou a idosa a chegar até o local onde ela ficou aguardando o resgate.
— Fiquei rezando. Cantamos, eu e a minha cuidadora, “mãezinha do céu, nos ajuda” e ficamos lá — contou a aposentada após o resgate.
Conforme a neta, o velório de Elma será realizado na sexta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Roca Sales.