Em outras edições, evento ocorria na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Em 2023, a iniciativa será descentralizada. Serão arrecadados materiais para atender às demandas dos municípios atingidos pela enchente.
O tradicional Desfile Farroupilha em Porto Alegre, que marca as comemorações do dia 20 de setembro, não será realizado este ano. A celebração será substituída por cavalgadas solidárias para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, informaram nesta quarta-feira (13) o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 1ª Região Tradicionalista (1ª RT).
Em outras edições, o evento ocorria na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Em 2023, a iniciativa será descentralizada.
A ideia foi construída em parceria com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. Serão arrecadados materiais para atender às demandas dos municípios atingidos, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama.
“Os CTGs por todo o estado já estão mobilizados para ajudar. A hora é de união e solidariedade”, afirma a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart.
A organização das cavalgadas em Porto Alegre e mais dez cidades ficará a cargo da 1ª Região Tradicionalista. A comissão e o MTG recomendam que todos municípios adotem a iniciativa. No entanto, entidades que já têm programações em andamento, com destinação de recursos, poderão mantê-las.
“Em momentos difíceis como o que estamos enfrentando, a história, os valores e as tradições que compartilhamos como povo nos aproximam e ajudam a fortalecer ainda mais os laços de solidariedade e de cooperação que cultivamos. Por isso, conclamamos o povo gaúcho a realizarem e participarem de cavalgadas solidárias”, pontua Gabriella Meindrad, presidente da Comissão e secretária-adjunta da Cultura.
A distribuição da Chama Crioula está prevista para a quinta-feira (14), na Capital. A programação será mantida. Haverá uma solenidade no Palácio Piratini, às 8h30. Depois, a Chama seguirá para a Assembleia Legislativa e demais entidades contempladas no roteiro. (Saiba mais abaixo)