Precipitação pode ter intensidade de fraca a moderada
O tempo nublado e com chuva deve seguir predominando em grande parte do território gaúcho nesta quinta-feira (24). O sol deve aparecer, entre nuvens, apenas na Campanha, no Litoral Sul e no Sul. Nas demais áreas do Estado, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento, mas principalmente durante a manhã. De acordo com a Climatempo, a precipitação pode ter intensidade de fraca a moderada.
Os maiores acumulados do dia, 48 milímetros, estão previstos para cidades do Norte, como Victor Graeff, Vista Alegre e Vanini. Esse volume de chuva representa até 40% da média para o mês de agosto. Em Porto Alegre, a chuva pode atingir 16 mm ao longo do dia, o que representa 11% da expectativa para esta época.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até às 10h desta quinta-feira, para risco de temporal no Rio Grande do Sul. O comunicado aponta que a Região Metropolitana, o Litoral Norte, o Norte, a Serra e parte do Noroeste podem ter chuva de até 100 mm, vento de até 100 km/h e queda de granizo. Existe risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações e de alagamentos.
A temperatura mínima vai ser registrada em Pedras Altas, no Sul: 4°C. Já a máxima, 28°C, será marcada pelos termômetros de Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 12°C e 17°C.
O tempo deve voltar a ficar firme em todo o Estado na sexta-feira (25). Uma nova massa de ar polar contribui para diminuir as temperaturas no RS. Existe risco de geada na Campanha. A mínima, 2°C, está prevista paraCaçapava do Sul, na Região Central, e em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima ocorre em Vicente Dutra, no Norte: 22°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 9°C e 16°C.