Instabilidade impactou 495 mil clientes atendidos pela CEEE Equatorial e outros 447 mil na área da RGE. As duas concessionárias informaram que o serviço foi totalmente restabelecido por volta de 9h.
Um apagão nacional atingiu o Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira (15). Municípios de diferentes regiões tiveram o fornecimento de energia elétrica afetado. Ao todo, 942 mil clientes foram afetados, conforme balanço das concessionárias.
A Instabilidade impactou 495 mil clientes atendidos pela CEEE Equatorial e outros 447 mil na área da RGE. As duas concessionárias informaram que o serviço foi totalmente restabelecido por volta de 9h.
A falta de energia foi constatada por volta de 8h30 no RS. Problemas no serviço foram relatados em Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte
Na Capital, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que o funcionamento de semáforos chegou a ser afetado. A empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) afirma que o apagão afetou o prédio administrativo entre 8h30 e 8h50 e “não teve grande impacto” na operação.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre relatou que algumas unidades ficaram sem luz, mas o problema já foi normalizado e não houve prejuízo aos medicamentos. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirma que não houve registro por parte dos demais departamentos e órgãos sobre a instabilidade desta manhã.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional, que interrompeu 16 mil megawatts (MW), principalmente no Norte e Nordeste do Brasil.
A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência, segundo a ONS. As causas ainda estão sendo apuradas.