Por: Delmar Hinnah
Alguns Projetos desenvolvidos e implantados em Panambi marcaram nossa história.
É o caso do Distrito Industrial. Antes existiam lavouras, hoje, 30 anos depois, tem 72 empresas industriais ali instaladas.
É o caso da ampliação da rede de distribuição e construção de um novo reservatório de água da Corsan. Os investimentos nestes projetos garantiram abastecimento de água tratada durante os últimos 30 anos para toda a cidade.
É o caso da pavimentação da Rua 25 de Julho. Esta via asfaltada viabilizou enormemente o crescimento e o desenvolvimento de Panambi.
Além destes projetos de envergadura, outros de grande importância para o nosso desenvolvimento foram implantados em Panambi ao longo de seus 68 anos de emancipação político-administrativa.
A EDUCAÇÃO FOI, É, E CERTAMENTE SERÁ NO FUTURO NOSSO PILAR FUNDAMENTAL
Também foi o caso da implantação de um Campus da Unijui em Panambi. Na época, não era possível cursar uma Faculdade a distância (EAD). Panambi não tinha ainda nenhum curso de nível superior.
Alguns idealistas e as lideranças do município na época (1989) tomaram a iniciativa de trabalhar a ideia. Aliás, retomaram a ideia, pois, já tinham sido feitas tratativas com a Universidade Federal de Santa Maria no mesmo sentido, mas não se viabilizaram.
Estas ações iniciaram com a reitoria da Unijuí. Foram concretizadas com a disposição pelo município de uma área de terra para a construção de prédios do Campus. Com esta informação a decisão foi tomada e as obras de terraplanagem da área e da via de acesso ao futuro Campus começaram.
“A criação do Campus em Panambi tem como data 05 de março de 1992. O primeiro Curso foi Engenharia Mecânica”, informa o atual Pró-Reitor, Nelson Thesing.
(*) Delmar Hinnah – Especialista em Gestão Pública