Cláudio esteve em companhia do ex-vereador Paulo Sérgio e foram recepcionados pelo prefeito municipal e sua equipe responsável pelo nosocômio.
Visando encontrar alternativas para a instalação de UTI em Panambi, o vereador Cláudio Motta e o ex-vereador e ex-Coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde CES/RS, Paulo Sérgio Rodrigues, estiveram na tarde da última quinta-feira (23) na Associação do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.
No local, Cláudio e Paulo Sérgio, foram recepcionados pelo Prefeito Municipal Sr. Evandro Massing, Vice-Prefeito e Interventor do HC, Sr. Régis Lorenzoni, Secretário Municipal de Administração, Sr Carlos Santos, Diretor Técnico Sr Sérgio Blumbe, Diretora Administrativa Sra. Tatiana Silva e, Diretor Médico Dr. Onazuz Suzano.
Durante o encontro, os anfitriões fizeram uma explanação da situação do nosocômio, partindo da intervenção municipal que declarou Estado de Perigo Público de Urgência na Saúde Pública do Município, passando pela fatídica pandemia do Covid-19, até chegar nos dias de hoje, quando o Hospital de Palmeira das Missões encontra-se em franco desenvolvimento, mantendo, 10 leitos de UTI com todo o aparato necessário para as necessidades de média complexidade, dando suporte em saúde com qualidade para 10 municípios e cerca de 165 mil pessoas.
O vice-prefeito e presidente da Comissão Interventora, Régis Lorenzoni, ao discorrer sobre a situação da saúde no município e região, disse que com o advento da pandemia Palmeira das Missões perfectibilizou o velho jargão “ fazer de um limão, uma limonada”, a necessidade de uma resposta rápida era literalmente vital. Diante de um inimigo desconhecido, que atacava a todos sem distinção, a Administração lançou um desafio e a comunidade respondeu da melhor maneira possível.
Notou-se um brilho no olho do Sr. Régis, ao contar que a comunidade abraçou o Hospital de uma maneira impressionante. Empresários do comércio, indústria, agronegócio, particulares, a solidariedade chegou em todos os lares, vieram contribuições que saltaram do fundo dos corações, doações que variaram de R$100mil reais a R$24,00.
Entre empresários, não houve competição, houve sim um desafio do bem. Hoje, o Hospital está respirando esta solidariedade, a mesmidade, a urgência ecoava como um triste grito de socorro e obrigou a tomada de decisões rápidas, a instalação da UTI que sempre estava em pauta, procedimento que demandava uma série de pressupostos, acabou sendo realizada com o imediatismo que momento requeria.
Hoje são 10 leitos de UTI equipados e em pleno funcionamento. Herança de um passado não tão distante, mas que esperamos fique no passado. Mas a realidade é que quando a comunidade se une, ninguém segura. O Covid 19 passou, mas o amor ao próximo continua e Palmeira das Missões está com seu Hospital em reformas, necessárias e importantes para continuar dispensando o atendimento acolhedor, profissional e eficiente que os pacientes buscam em seus momentos de vulnerabilidade de saúde.
Após a explanação feita pelos anfitriões, Claudio e Paulo Sérgio, foram convidados para visitar as estruturas do Hospital, principalmente as UTIs, que motivaram esta busca de subsídios naquela casa de saúde. Uma casa de saúde que esteve à beira do colapso, hoje é um canteiro de obras e muito em breve estará entregue à comunidade, quando a Administração se compromete o povo responde e tudo é possível.
O Vereador Claudio Motta, vai agora, partindo desta experiência positiva da Prefeitura de Palmeira das Missões, apresentar sugestões a Administração Municipal de Panambi, na busca de alternativas para a instalação definitiva de Unidade de UTI em Panambi, evitando assim, as viagens incansáveis em busca de socorro em ambulâncias, que nem sempre conseguem chegar à tempo e vidas se perdem.