O Presidente francês Emmanuel Macron e o seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma conversa telefónica na quinta-feira na qual reiteraram a sua determinação em agir a favor do ambiente e contra a fome.
“Durante a nossa reunião, reiterei o apoio da França ao Presidente Lula da Silva após os ataques à democracia brasileira”, disse o líder francês numa mensagem na rede social Twitter, aludindo ao ataque à sede dos três ramos do governo a 8 de Janeiro.
“Reafirmamos a nossa determinação em agir a favor do clima, da biodiversidade, das nossas florestas e contra a fome”, continuou Macron, assegurando que ambos os países enfrentarão conjuntamente estes desafios.
“Uma grande conversa telefónica com um amigo Emmanuel Macron. Convidei-o a vir ao Brasil, para aprofundar o nosso trabalho conjunto contra as alterações climáticas, na luta contra a fome e na defesa do ambiente”, disse o líder brasileiro.
Desde que Lula tomou posse como Presidente a 1 de Janeiro de 2023, os líderes do Brasil e da França não se viram pessoalmente. No entanto, Macron expressou repetidamente o seu apoio ao presidente brasileiro.
“Parabéns, caro presidente e caro amigo pela vossa inauguração, estamos juntos”, escreveu o presidente francês no dia da inauguração de Lula da Silva, dizendo que o Brasil estava a cumprir o seu lema “Ordem e progresso”.
Fonte: (EUROPA PRESS)