São 10 pontos ao longo de toda a Praia Central. Outros locais do Litoral Norte catarinense e Florianópolis procurados pelos turistas estão também com pontos impróprios.
A Praia Central de Balneário Camboriú no Litoral Norte catarinense, está há oito semanas totalmente imprópria para banho, segundo monitoramento feito pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Outros locais da região e também da capital Florianópolis procurados por turistas também apresentam condição semelhante.
O levantamento feito pelo IMA, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (20) pelo governo do estado, apontou que dos 237 pontos analisados no litoral catarinense, 123 estão próprios para banho, o que representa 51,9%.
Da semana passada para esta, dois pontos agora são recomendados aos banhistas. Todos os locais analisados e os resultados podem ser conferidos no site do IMA.
No caso da Praia Central de Balneário Camboriú, que completou em dezembro um ano do fim da obra de alargamento da faixa de areia, são 10 pontos analisados semanalmente pelo IMA, desde o Pontal Norte à Barra Sul. Todos eles estão impróprios para banho pelo menos desde 30 de novembro.
Praia Central de Balneário Camboriú tem todos os 10 pontos impróprios para banho há 2 meses — Foto: Reprodução/IMA
Também no Litoral Norte, outras praias estão totalmente impróprias para banho, conforme o relatório do IMA. Todas as de Itapema e Porto Belo não são recomendadas aos banhistas.
Em Itajaí, o único ponto da Praia Brava com mar próprio para banho é o em frente à Rua Doca Rebello. As praias do Atalaia e Cabeçudas, porém, podem ser frequentadas sem problemas.
Em Bombinhas, os pontos próprios para banho são na Rua Tiriba, na Praia de Bombas, e a Praia de Zimbros.
Na capital, praias famosas continuam impróprias para banho no Norte da Ilha. Canasvieiras está com todos os pontos não recomendados aos banhistas.
Em Ingleses, o único ponto próprio para banho é aquele em frente à Rua Morro das Feiticeiras. As praias da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas estão com mar impróprio para os banhistas.
Banhistas em Canasvieiras ao lado do Rio do Brás, que é poluído, em Florianópolis — Foto: Tiago Ghizoni/NSC
Em Jurerê, estão próprios os pontos no final da Avenida dos Buzios, em frente à Avenida dos Pampos e em frente à Avenida dos Salmões.
Segundo o relatório divulgado pelo governo do estado nesta sexta, a capital catarinense tem 49,43% dos pontos analisados próprios para banho. De um total de 87 analisados, 43 são recomendados aos banhistas.
Governador Celso Ramos também possui pontos próprios e impróprios. De acordo com o relatório do IMA, os banhistas podem frequentar a Praia de Calheiros, a de Ganchos de Fora, a Praia Grande, a Praia do Magalhães, a Praia da Baía dos Golfinhos e o meio da Praia do Antenor.
Em Palhoça, todos os pontos analisados estão próprios para banho.
Segundo o IMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina se um local está próprio ou impróprio para banho dependendo da quantidade da bactéria Escherichia coli, encontrada no intestino humano e de outros animais, em 100 mililitros de água.
A coleta do IMA é feita uma vez por semana, entre novembro e março, sempre no mesmo dia da semana e em horário próximo, conforme o instituto.
Fonte: G1 SC – Imagem destacada: Banhistas na Barra Sul da Praia Central de Balneário Camboriú na manhã de 5 de janeiro — Foto: Felipe Sales/NSC TV