Segundo aviso, há risco de granizo e descarga elétrica na faixa leste do Estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (10), um aviso de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. Segundo o alerta, a faixa leste do Estado deve enfrentar chuva intensa, vento forte e risco de granizo. A mensagem é válida até a manhã de quarta-feira (11). A Defesa Civil também alertou moradores da região de Porto Alegre, e o temporal pode começar durante esta tarde.
A chuva deve chegar com mais intensidade na faixa leste do Estado, atingindo cidades do Sul, Região Metropolitana, Serra e o Litoral Norte. O aviso do Inmet abrange também a faixa leste de Santa Catarina, o leste e norte do Paraná, a metade sul de São Paulo e a região central do Mato Grosso do Sul.
O alerta prevê acumulado entre 30 e 60 milímetros por hora, rajadas de vento entre 60km/h e 100km/h, que podem atingir a rede elétrica. O Inmet também chama a atenção para estragos em plantações, quedas de árvore e alagamentos. Segundo a Climatempo, a chuva deve ser irregular.
Durante a quarta-feira, a previsão da Climatempo é que chuva continue em todas as partes do Estado, exceto na Região Central, Norte, Litoral Norte e Noroeste. Para quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a chuva deve se espalhar novamente pelo território gaúcho e seguir um perfil mais generalizado.
No início da tarde desta terça-feira a Climatempo divulgou já ter relatos de granizo no território gaúcho. Por volta de 13h30min, o fenômeno climático foi registrado em São Francisco de Paula, Sobradinho e Venâncio Aires, onde há relatos de destruição de lavouras de tabaco nas localidade de Linha Cachoeira, Linha Cipó e Linha Leonor.
*Fonte: GaúchaZH