Instabilidade deve retornar na terça-feira em algumas regiões gaúchas, mas chuva não será volumosa. Termômetros podem se aproximar dos 30°C em determinados municípios
A última semana de outubro será marcada pelo predomínio de tempo firme e temperatura em elevação em grande parte do Rio Grande do Sul. A instabilidade deve retornar em algumas regiões na terça-feira (29), mas não há previsão de chuva volumosa. Na sexta (1º), os termômetros podem se aproximar dos 30°C em determinados municípios.
De acordo com a Climatempo, a instabilidade voltará a atuar no Noroeste e no Norte, além de partes da Serra e da Região das Missões já na segunda-feira (28). A previsão indica a possibilidade de pancadas de chuva isolada. Entretanto, Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aponta que essa chance é muito baixa.
Nas demais regiões do Estado, a segunda terá predomínio de tempo estável. As mínimas ainda estarão mais baixas no amanhecer — pouco acima de 10°C —, mas a temperatura começa a subir de forma gradual com o passar das horas. Conforme Lopes, municípios do Noroeste podem registrar máximas entre 28°C e 29°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 13°C e 27°C.
Na terça-feira (29), a instabilidade deve atingir as regiões Metropolitana, Leste, Litoral Norte e Serra. O meteorologista comenta, contudo, que a chuva não será volumosa, apesar de ser persistente, aparecendo a qualquer hora do dia:
— Isso ocorre devido a uma área de baixa pressão, que estará localizada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ficará na costa dos dois Estados, por isso o tempo instável fica bem restrito.
A Climatempo aponta que, na Serra, haverá condições para a formação de nuvens carregadas sobre algumas áreas a partir da tarde, o que pode resultar em pancadas de chuva localizadas com raios. De toda forma, o dia deve amanhecer com predomínio de sol entre nuvens e os termômetros apresentam elevação gradual, fazendo com que, aos poucos, a sensação de calor sobre a região retorne.
Apesar da chuva, Lopes afirma que a sensação de abafamento deve permanecer em todo o Estado.
— A instabilidade deve se manter até a manhã de quarta-feira (30), mas a chuva é fraca e ocorre de maneira rápida. De tarde, alivia a condição de instabilidade e o tempo começa a firmar — projeta o meteorologista.
Segundo a Climatempo, há chance de pancadas de chuva isoladas no Norte, Nordeste, Serra, Vales, Região Metropolitana, Sudeste, Leste e Litoral. No Oeste e nas Missões, o tempo permanecerá firme, com sol aparecendo entre algumas variações de nebulosidade. A temperatura sobre durante a tarde e a sensação de calor será especialmente sobre a metade oeste do RS.
Na quinta (31) e na sexta-feira (1°), as máximas ficarão mais altas no Oeste, no Centro e na Campanha. Os termômetros devem chegar perto dos 30°C nas cidades de Santa Maria, Uruguaiana e Santa Rosa, além de alguns municípios da Região Metropolitana e dos Vales.
— Mas teremos vento soprando de Leste, o que deve segurar a elevação da temperatura nas áreas litorâneas. O ar mais úmido do mar é o que impede a elevação abrupta dos termômetros no Litoral — explica o meteorologista.
No entanto, na sexta, há perspectiva de áreas de instabilidade no norte da Argentina, o que pode trazer pancadas de chuva para a região da Fronteira Oeste. Municípios como Quaraí e São Borja poderão sentir esse impacto. A tendência é de que, no sábado (2), a instabilidade avance para outras partes do RS.