Oitava edição do evento premiou também a música mais popular e outras cinco categorias
A 8ª edição do Canto Galponeiro chegou a fim na madrugada deste domingo (20), no Gran Palazzo Centro de Eventos. O festival começou na quinta-feira (17) e teve a apresentação de músicas inéditas que concorreram ao título de melhor composição e melhor intérprete, entre outras categorias (confira a lista completa abaixo).
A canção Belas Pegadas foi escolhida pelos jurados como a campeã da competição. A letra de Nenito Sarturi e Joel Freitas Paulo leva a melodia e interpretação de Nilton Ferreira. A milonga versa sobre “imprimir belas pegadas nos rastros deixados para trás”, deixando um legado de virtudes e não de bens materiais.
Já a escolhida como canção mais popular foi Meus Cantares, com letra de Glauber Lemos Vieira, música de Wander Lima e interpretada por Cleverson Tauffer e Dadá Lima.
O festival, que é um dos maiores do Estado, também valoriza a participação de jovens e crianças, através do 3º Piazito Galponeiro, que foi realizado junto ao evento principal.
Ao todo, foram selecionadas 34 músicas finalistas dentre 725 inscritas. São 14 composições para a Etapa Geral e 10 para a Etapa Local. Além disso, concorreram cinco músicas na categoria Piazito Mirim e cinco na Piazito Juvenil.
Ao fim de cada dia do evento, o público também pôde aproveitar shows de grupos tradicionalistas. Antes da entrega da premiação, a apresentação ficou por conta de Nenito Sarturi e Miguel Marques.
Melhor Melodia: Belas Pegadas – letra de Nenito Sarturi e Joel Freitas; interpretação de Nilton Ferreira
Melhor Instrumentalista: Carlos Ariel
Melhor Poesia: Nos Mistérios do Luar – letra de José Luiz Santos; interpretação de Pedro Mauro Raskopf e Rodrigo Raskopf
Melhor Gaiteiro: Leonardo Ferreira
Melhor Intérprete: Délcio Tavares
1º Lugar: Belas Pegadas – letra de Nenito Sarturi e Joel Freitas; interpretação de Nilton Ferreira
2º Lugar: Missioneiro, Serrano e Fronteiro – letra: Nenito Sarturi; intérpretes: Nenito Sarturi, Miguel Marques e João de Almeida Neto
3º Lugar: Bombacha Lida e Vaneira – letra: Sergio Rosa e Saulo Guilhermano; intérprete: Joni André
Música Mais Popular: Meus Cantares – letra de Glauber Lemos Vieira; música de Wander Lima; intérpretes: Cleverson Tauffer e Dadá Lima
1º Lugar: Música Especial de Primeira – interpretação de Gabriel do Nascimento
2º Lugar: Música Cada tempo, cada flete – interpretação de Gabriel Sabadini Prestes
1º Lugar: Música Potro sem dono – interpretação de Lívia Dias da Silva
2º Lugar: Música Um Mate por Ti – interpretação de Gustavo Sabadini Prestes