Da insônia à esperança: Grêmio volta de Curitiba com confiança renovada na luta contra o rebaixamento - Agora Já -

Da insônia à esperança: Grêmio volta de Curitiba com confiança renovada na luta contra o rebaixamento



Tricolor segue no Z-4, mas conseguiu primeiro resultado positivo como visitante no Brasileirão

Foto: Braithwaite marcou o gol da vitória nos acréscimos. Lucas Uebel / Grêmio FBPA
27 de outubro de 2026

Alívio, confiança, superação e a imortalidade. Palavras que surgiram no vestiário do Grêmio após a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba. A primeira como visitante no Brasileirão. Resultado que renova esperança de time e da torcida na luta contra o rebaixamento. Depois de 90 minutos sofridos, mesmo com bom rendimento, o desperdício das chances criadas no jogo da última segunda-feira (26) indicava a manutenção do roteiro que afundou o clube no Z-4.

A estratégia desenhada por Renato Portaluppi na madrugada de domingo (25) em Curitiba, no entanto, salvou o time. Depois de lançar ao ataque, o técnico viu o resultado desejado se confirmar. Braithwaite marcou e garantiu a vitória em frente aos quatro mil torcedores gremistas no Couto Pereira. Um gol salvador para reacender a chama da esperança no torcedor.

Pavon, Amuzu, Carlos Vinícius e Krovinovic tiveram oportunidades para tornar a partida da 32ª rodada muito menos sofrida. Mas a pressão de viver à beira do precipício do rebaixamento custou caro novamente. Só que o desperdício das chances criadas, desta vez, não afundou o clube. Após iniciar a partida com três defensores, o time terminou o jogo com dois centroavantes e todo no campo de ataque. A estratégia que custou o sono de Renato na véspera da partida.

A emoção estava à flor da pele no vestiário gremista minutos após o fim do jogo. O repórter Geison Lisboa, da Gaúcha, tentou entrevistar jogadores, Renato e o presidente Odorico Roman. Ninguém conseguiu verbalizar a sensação de alívio. Todos responderam com poucas palavras.

— Maravilhosa (a vitória). É da torcida — comentou o técnico.

Minutos depois, em sua entrevista coletiva, o treinador explicou melhor o significado da vitória sobre o Coritiba para o ânimo do vestiário. Um resultado para injetar confiança nos jogadores e animar os gremistas antes de um jogo considerado decisivo nesta quinta-feira (29) contra o Athletico-PR na Arena.

— Vitória da superação. Parabéns para a nossa diretoria pelo esforço. E ao torcedor que veio e incentivou a equipe até o final. O grupo está de parabéns pela entrega. Senti a equipe bem, confortável e superior o tempo todo. Tinha certeza que o gol sairia. Fomos corajosos o tempo todo. É a vitória do alívio. Precisávamos disso. O jogo contra o Athletico-PR será mais uma decisão. Precisamos botar mais de 50 mil na Arena. Sabemos o quanto será importante o estádio lotado. Estão deixando o Grêmio chegar. Não é por nada que somos o Imortal. Essa vitória é muito importante  — comemorou Renato.

Se vencermos duas seguidas, sairemos da zona do rebaixamento

RENATO PORTALUPPI

Após a vitória em Curitiba

Questionado sobre a matemática para escapar do rebaixamento, o técnico projetou ser necessário somar 43 pontos. Com 34, após a vitória de segunda, será necessário somar mais nove. Três vitórias em seis rodadas. Por isso, concentração antecipada antes da próxima rodada.

— A gente vai direto para o hotel, ficaremos concentrados para descansar. Perto de mim, dormem e se alimentam bem. Nessas horas, precisamos recuperar. Não tem coisa melhor para isso do que a concentração. Já estava marcado na programação da semana. Independentemente de dois ou três zagueiros, pensarei direitinho como iremos jogar. Com o apoio do nosso torcedor, iremos em busca do resultado que nos interessa. Se vencermos duas seguidas, sairemos da zona do rebaixamento. Precisamos da vitória na quinta — projetou.

O caminho a percorrer até o final do Brasileirão ainda é cheio de perigos. Athletico-PR, na Arena, nesta quinta. Depois, Flamengo no Maracanã. Entre os dois compromissos, a partida de ida das semifinais da Copa do Brasil contra o Atlético-MG em Porto Alegre. E antes da última parada do calendário para a data Fifa, no dia 7 de novembro em Belo Horizonte, a decisão.

O calendário após os dias de descanso em novembro reserva jogos contra Bahia, Santos, Corinthians e Mirassol. A primeira e última rodada em casa. E os jogos na Vila Belmiro e em Itaquera espremidos entre as partidas em Porto Alegre.

Fonte : GZH 

Foto :  Lucas Uebel / Grêmio FBPA


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2026 ® Agora Já - Todos os direitos reservados