Mudança de status consolidada pelo MEC permite expansão em ensino e pesquisa
Foto: Nova reitoria da Universidade Atitus tomou posse nesta quinta-feira (29). Da esquerda para a direita: Raquel Schmitz, Eduardo Capellari e Luciano Reolon.
Eduarda Costa / Agencia RBS A nova reitoria da Universidade Atitus tomou posse na manhã desta quinta-feira (29) em Passo Fundo, no norte do Estado, instalando oficialmente o título de universidade à instituição, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto.
A mudança amplia a atuação acadêmica da instituição e consolida a expansão que vinha sendo desenvolvida nos últimos anos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A nova reitoria é formada por:
Atualmente, a Atitus conta com 17 cursos de graduação, além de quatro programas de mestrado e três de doutorado, organizados nas escolas de Agronegócio, Direito, Politécnica e Saúde. A estrutura também inclui o CNEX, voltado à formação de executivos e lideranças.
Capellari classificou a confirmação de universidade como “sonho realizado”:
— Para nós é um momento muito importante, um sonho realizado. Somos uma instituição privada, movida por empreendedores, mas que tem um compromisso com a ciência, pós-graduação, pesquisa, e entendemos que não vamos a lugar algum se não investirmos em educação — comentou.
Recentemente, a Atitus lançou o Hub de Inovação em Saúde que, entre as iniciativas, conta com plataforma de inovação em saúde do Hospital Albert Einstein, voltado a healthtechs das áreas de saúde digital, dispositivos médicos e biotecnologia na Região Sul.
Para 2027, o reitor confirmou o lançamento de novos Hubs de educação, focados em cidades inteligentes e no agronegócio:
— Teremos um hub do agronegócio aqui em Passo Fundo, aproveitando a força da Região Norte. Somos o epicentro de toda a indústria de biocombustível do país, então vamos lançar em conjunto com essas organizações para fomentar startups que tenham soluções para esta vocação econômica e muita proximidade desse meio empresarial para financiamento.
Com o reconhecimento do MEC, a Atitus passa a integrar oficialmente o grupo de universidades brasileiras autorizadas a atuar nesse nível institucional. A mudança não altera apenas a nomenclatura da instituição, mas também amplia sua atuação acadêmica, fortalecendo atividades de pesquisa, produção científica, extensão universitária e formação de novos profissionais.
Fonte : GZH
Foto : Eduarda Costa / Agencia RBS
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065