A presença de uma onça-parda em cima de uma árvore surpreendeu um grupo que caçava javalis no local na tarde do último sábado (22) em uma propriedade rural de Coxilha, no norte gaúcho. O felino permaneceu nos galhos enquanto ocorria a caçada, que também conta com a ajuda de cachorros. No caso de javalis, a prática é autorizada pelo Ibama.
Gabriel Dalastra Marcon, um dos membros do grupo Tauras do Sul, conta que avistou duas onças naquele dia, mas só conseguiu registrar uma delas em fotos e vídeo.
— Hoje em dia a gente sabe que tem cervos e outros animais menores em grande escala nesses locais, então provavelmente essa onça estava no rastro deles, caçando para se alimentar. A gente já tinha ouvido relato da presença delas, mas nunca tinha visto — disse.
A onça-parda é o segundo maior felino das Américas. Conhecida também com suçuarana, os felinos na espécie Puma concolor podem chegar a 2,4 metros de comprimento e só ficam atrás da onça-pintada em tamanho.
— Na hora claro que ficamos com receio, mas não é um animal que ataca humanos. Ela estava tranquila, pareceu dócil e nós conseguimos registrá-la observando tudo. Além da caça esportiva, somos comprometidos com a conservação do meio ambiente e da preservação da fauna e a flora brasileira — acrescentou Gabriel.
Espécie controladora de pragas, as suçuaranas estão no topo de cadeia alimentar e auxiliam no equilíbrio ecológico do bioma Pampa. Seu habitat se estende por todo o continente, da Patagônia na Argentina até o Canadá.