Um gato-maracajá foi resgatado pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) no norte do RS no final da tarde de quinta-feira (4). O felino foi encontrado no interior do município de Lagoa Vermelha, dentro de um galinheiro.
O gato-maracajá é encontrado em quase todo o Brasil, tendo as matas densas como seu habitat favorito. A espécie está em risco grave de extinção em razão da caça e do desmatamento.
O Batalhão Ambiental informou que foi acionado por um morador da localidade de Pizzamiglio, que havia encontrado no interior do galinheiro um animal silvestre. O gato-maracajá já havia se alimentado de galinhas e coelhos da propriedade.
O felino da espécie Leopardo wiedii é adulto e apresentou comportamento agressivo no momento da captura. Ele foi encaminhado pela equipe de policiais para uma avaliação médico-veterinária. Após a realização dos exames, em que não foram constatadas lesões, o animal foi reinserido em seu habitat natural.
Também conhecido como gato-do-mato, ele caça à noite sem a companhia de outros animais. Quando filhote, possui semelhanças com os gatos domésticos, mas quando atinge a vida adulta passa a apresentar patas e cauda grandes.
O felino é importante controlador de espécies que são suas presas, em especial pequenos mamíferos herbívoros, além de influenciar a distribuição de polinizadores, como aves e insetos. O desmatamento é um dos fatores que influência na migração desse animal para áreas urbanizadas.