Cenas da confusão entre homens pilchados e comerciante circulam nas redes sociais; episódio foi registrado na delegacia
Um vídeo que circulou nos últimos dias nas redes sociais mostrando uma briga em frente a um bar em Guaporé, na Serra, chamou a atenção. Nas imagens, homens pilchados — um deles, segurando um cavalo encilhado — desferem golpes de relho e rebenque contra o dono do estabelecimento, que revida com uma garrafada contra um deles.
A briga aconteceu na frente do Bar do Kiki, no centro da cidade. Segundo o delegado de Guaporé, Tiago Lopes, a cena chamou atenção até dos policiais.
— Neste local já aconteceram diversas brigas, mas não nestes moldes, essa foi novidade. Segurando o cavalo, ainda — comenta o delegado.
GZH entrou em contato com Gilmar Ballestreri, o Kiki, que deu a sua versão sobre a briga. Segundo o proprietário, o grupo que aparece do lado de fora do bar com os relhos seria conhecido por causar tumulto nas noites de Guaporé. Conforme o comerciante, eles haviam sido expulsos do bar.
— Eles vinham, queriam beber e anotar para pagar depois. Uma vez saíram sem pagar até — conta Kiki.
Mas, segundo ele, além de tentar beber fiado, o grupo já teria brigado anteriormente no estabelecimento:
— Um deles já brigou com o próprio irmão ali dentro antes, quebraram mesas, cadeiras. Nos deram prejuízo.
Ballestreri conta que, no último dia 9, um domingo, os homens teriam chegado com facões e queriam fiado novamente. Quando o proprietário se recusou a vender para eles e pediu que se retirassem, a confusão teria se iniciado.
— Eles queriam entrar com o cavalo ali dentro — narra Ballestreri, que, na confusão, chegou a ser atingido por um golpe de rebenque.
Kiki confirma que é ele o homem que, no vídeo, joga a garrafa no homem pilchado. De acordo com ele, em legítima defesa.
— Eram cinco ou seis homens com faca e chicote querendo entrar no bar. Quando tentei fechar a porta, começaram a me chamar pra briga — diz.
Ele afirma que o homem atingido pela garrafada foi para o hospital. A reportagem entrou em contato com o Hospital de Guaporé, que informou que o paciente recebeu alta horas após a entrada. Segundo a equipe, o homem não chegou a ter cortes no rosto nem maiores ferimentos, “apenas a pancada na cabeça”.
Na manhã de sexta-feira (14), o comerciante registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Guaporé, afirmando ter sido ameaçado após a briga. No BO, narra o mesmo fato relatado à reportagem. A partir da briga, Kiki diz que o bar contará com um segurança a mais por noite.
O delegado Tiago Lopes confirmou que foi registrada a ocorrência, mas que o proprietário não desejou representar criminalmente. A reportagem não conseguiu contato com os outros homens que aparecem no vídeo.