De acordo com o governo estadual, até quarta-feira (30), cerca de 2,4 milhões de pessoas haviam se vacinado contra a gripe no Rio Grande do Sul. Os grupos prioritários, formados por crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores, apresentam uma cobertura de 44,6%.
O número de doses recebidas para a campanha foi calculado a partir de estimativas populacionais desses grupos que, no Estado, somam em torno de 5 milhões de indivíduos. As vacinas que estão sendo disponibilizadas para o público geral são as que não foram utilizadas pelas pessoas que tinham prioridade.
Para ampliar as ações de prevenção e assistência à saúde, em especial para as crianças, o governo do Estado lançou na última segunda-feira (29) o Programa Inverno Gaúcho com Saúde, que tem como um dos objetivos a recuperação das coberturas vacinais. Até terça-feira (30), 196.204 crianças maiores de seis meses e menores de seis anos haviam recebido sua dose contra a gripe — o número representa 25,33% do grupo.
A maior porcentagem de cobertura vacinal está entre os idosos: 51,37%. Em seguida, aparecem os povos indígenas (49,54%), os trabalhadores da saúde (46,38%), professores (43,97%), puérperas (39,34%) e gestantes (33,86%).
Total de doses aplicadas, considerando todos os vacinados: 2.392.794
Fonte : GZH
Foto : Bruno Todeschini / Agencia RBS