Regiões Sul, Metropolitana, Campanha e dos Vales podem registrar temporais
O fim de semana será de tempo instável no Rio Grande do Sul. Uma área de baixa pressão no Paraguai, associada à circulação de vento úmido e a passagem de uma frente fria no Estado, causa chuva em todas as regiões do RS. Há alerta de temporais na Campanha, nos Vales, na Região Metropolitana, e no Sul.
O sábado será de instabilidade no Rio Grande do Sul. No Norte, na Serra e nas Missões, o sol até aparece ao longo do dia, mas pancadas de chuva à tarde e à noite também são previstas. Na Região Central, na Fronteira Oeste, nos Vales, na Campanha e na Região Metropolitana, haverá muita nebulosidade e chuva, além de calor. No Sul, a passagem de uma nova frente fria também deixa o tempo instável na região. O destaque é para as Regiões Sul e Metropolitana, onde podem ocorrer temporais.
Os maiores volumes de chuva, 72 milímetros, serão registrados na Campanha, na Fronteira Oeste, na Região Central e no Sul. Em Santana do Livramento, na campanha gaúcha, por exemplo, esse valor corresponde a 63% do previsto para março. Em Porto Alegre, chove 36 milímetros, 34% do esperado para este mês.
O calor predomina no Estado, que terá máxima de 36ºC, registrada nas cidades de Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte. A mínima, por sua vez, ocorre em Pedras Altas, no Sul: 15ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 21ºC e 30ºC.
No domingo o tempo continua instável no território gaúcho. No Sul, na Campanha, nos Vales, na Região Metropolitana e na Serra o dia será de muitas nuvens e chuva. No Norte, nas Missões e na Fronteira Oeste o sol pode aparecer, mas isso não exclui a possibilidade de ter pancadas de chuva ao longo dia. Além disso, podem ocorrer temporais na Região Metropolitana, na Campanha e na Região dos Vales.
A chuva atinge diversos municípios no domingo, quando serão registrados 40 milímetros no Norte. Em Planalto, esse número representa mais de 30% do esperado para o mês inteiro.
Pouca coisa muda na temperatura no domingo, pois a máxima do Estado será de 34ºC e ocorre em Novo Tiradentes, no Norte. A mínima será registrada, mais uma vez, em Pedras Altas, no Sul: 14ºC. Na Capital, a amplitude térmica será entre 20ºC e 28ºC.
A instabilidade começou a predominar no Estado ainda nesta sexta-feira (15). De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, na manhã desta sexta-feira, choveu 103 milímetros, mais de 50% do previsto para todo o mês de março. Em Alegrete, na mesma região, foram registrados 96 milímetros de chuva das 20h de quinta (14) até as 8h de sexta-feira. Esse valor corresponde a 72% do esperado para o mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Um deles, válido até as 18h desta sexta-feira, indica perigo potencial de tempestade na Serra, na Região Metropolitana, no Noroeste e em parte da Região Central. O aviso de cor laranja, de mesma validade do anterior, adverte para perigo de temporais na Fronteira Oeste, no Sul, na Campanha, nas Missões e em parte da Região Central.
O último alerta é de onda de calor no norte do Estado, nas áreas próximas à divisa de Santa Catarina, e se estende até as 18h deste sábado.