A Câmara Municipal de Vereadores de Panambi, mantém, em sua rotina legislativa um espaço em seu expediente normal, o qual é denominado de “Tribuna Cidadã” nele pessoas de diversos segmentos discorrem sobre assuntos diversos de interesse geral da comunidade.
Na última sessão ordinária, realizada no dia 22 de agosto de 2022, o convidado para utilizar o espaço Tribuna Cidadã, foi o Professor Doutor Gil Eduardo Guimarães, o qual discorreu sobre um tema extremamente atual e interessante que chama a atenção para o desempenho e melhor desenvolvimento das cidades, dentro da realidade cibernética que requer uma constante atualização e readequação às exigências de mercado.
O requerimento para a vinda do professor Gil Guimarães, foi de autoria da Vereadora Merilin, com a aprovação unanime dos detentores de mandatos no Legislativo Panambiense.
Discorrendo sobre o tema com uma desenvoltura ímpar o Professor Doutor Gil Eduardo Guimarães, traçou um paradoxo entre a realidade e a necessidade que podem fazer toda a diferença no tratamento de uma administração, seja ela de uma empresa ou de uma entidade pública ou particular.
O conceito de “Cidades Inteligentes” ou “Smart Cities” vem ganhando a mídia e muitos se perguntam: afinal, o que caracteriza uma Cidade Inteligente?
No geral, consideramos uma cidade inteligente aquela que atende alguns ou todos os critérios a seguir: participação cidadã, transparência, livre acesso à informação, melhoria na qualidade dos serviços prestados, eficiência no uso dos recursos (materiais e imateriais), uso de tecnologias, valorização da história local, melhoria na qualidade de vida da população, e sobretudo: proporcionar um ambiente atrativo para todos.
Além destes, o processo de tornar uma cidade mais inteligente também dialoga com outras linhas do planejamento territorial mais humanísticas e com viés de equidade e justiça social, como é o caso das agendas Internacionais da ONU: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).
Uma Cidade que almeja ser mais Humana, Eficiente, Sustentável e Inteligente (CHESI), deve manter o foco a melhoria da qualidade de vida da população e tornar o município um lugar agradável a todos. Para isso, deve construir sua gestão alicerçada nos 6 pilares de evolução contínua de uma Cidade Inteligente:
Está presente na base da pirâmide pois é definitivamente o que sustenta toda a municipalidade. Sem gestores com visão inovadora e comprometidos em fazer o que precisa ser feito da maneira mais rápida e eficiente, não existe Cidade Inteligente.
2.Plano Diretor Estratégico
Lei Municipal que define as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem atingidas nos próximos 10 anos no município e que deve ser construído de forma colaborativa e participativa com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Regras que definem o “o quê e o como fazer”. Estabelece os processos e procedimentos para todas as tarefas a serem executadas dentro de cada uma das Secretarias ou na Câmara Municipal.
Etapa que visa engajar os servidores nas diretrizes, objetivos e metas definidas no Plano Diretor Estratégico e capacitá-los nos processos e procedimentos definidos anteriormente, dando a eles clareza do que fazer, como fazer e sobretudo: o porque estão fazendo o que precisa ser feito e o impacto disso para a sociedade.
Definir quais tecnologias podem ser implantadas para acelerar os resultados almejados e definidos no Plano Diretor Estratégico, melhorar a rotina de trabalho dos servidores conforme os Processos e Procedimentos definidos.
Envolver a população no monitoramento e fiscalização do Plano Diretor Estratégico.
Agenda Internacional
Em 2015 o Brasil assinou um acordo internacional com a ONU se comprometendo a atingir 169 metas de desenvolvimento sustentável até 2030. Sabe quem vai executar este acordo? OS MUNICÍPIOS!!!!
CURRICULO RESUMIDO
Prof. Dr. Gil Eduardo Guimarães
Casado, 55 anos, natural de São Paulo, SP. Residente em Ijuí, RS
GRADUAÇÃO em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1991),
MESTRADO em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1994) e
DOUTORADO em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1999)
ESPECIALIZAÇÃO em Engenharia de Produção, área de Técnicas Avançadas de Produção e Lean Production.
PÓS-DOUTORADO em Engenharia de Produção junto ao NIC – Núcleo de Inovação e Competitividade, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.