Em manifestação posterior, Antônio Valesan (PTB) pediu "perdão em virtude do discurso insensato". Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso.
Um vereador de Roca Sales, no Vale do Taquari, deu uma declaração considerada racista durante a sessão realizada na segunda-feira (4). Antônio Valesan (PTB), conhecido como Pegari, utilizou a expressão “trabalho de gente branca” para se referir à execução de uma obra no município.
“Se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca, de gente que sabe fazer esse trabalho com técnicas, de pessoas que sabem fazer, nós vamos embargar aquilo lá”, disse Piovesan na tribuna.
Em manifestação que chamou de “carta aberta à comunidade”, o vereador afirmou que “em respeito à comunidade de Roca Sales e à reputação da minha vida, peço perdão em virtude do discurso insensato”. O político acrescentou que “não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo”. (Leia a íntegra abaixo)
De acordo com a Câmara de Vereadores de Roca Sales, ainda não há nenhum processo interno contra o parlamentar por quebra de decoro parlamentar.
A Polícia Civil informou que uma pessoa registrou um boletim de ocorrência contra o vereador por conta da fala no plenário. Um inquérito será aberto para apurar o caso.
CARTA ABERTA À COMUNIDADE
Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro. Em respeito à comunidade de Roca Sales e a reputação da minha vida, peço perdão em virtude do discurso insensato dito na tribuna da Câmara de Vereadores. Não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo. Que todo ato de preconceito se transforme em letramento para que erros dessa natureza jamais se repitam. Esse é o meu desejo e também passa a ser a minha luta na Casa do Povo.
Publicamente, perdão.