Caso ocorreu no domingo (17) em jogo realizado em Cruz Alta, no Noroeste do estado.
Uma agressão de um torcedor a um auxiliar de arbitragem marcou uma partida de futebol realizada em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, neste domingo (17). Durante o jogo entre Nova Geração e Vila Real, válido pelo Campeonato Municipal, um homem invadiu o gramado e atacou o bandeirinha com um capacete de moto.
Nas imagens, é possível observar o homem, que não teve a identidade divulgada, entrando no campo através de um portão aberto atrás da linha de fundo. Na sequência, ele caminha na direção do bandeirinha Ranieri Moura, reclama de algo apontando para o campo e, em seguida, acerta o rosto do auxiliar de arbitragem com o capacete.
Após o ocorrido, o agressor foi levado para fora do gramado e caminhou em direção à saída do estádio. Na sequência ,a partida foi cancelada pela arbitragem por razões de segurança.
A Brigada Militar (BM) também esteve presente no local e foi registrada ocorrência. O agressor assinou um termo circunstanciado. Por se tratar de uma lesão leve, a Polícia Civil afirmou que não vai investigar o caso.
O bandeirinha foi levado para o Hospital São Vicente de Paulo, onde foi atendido. Ele passa bem.
Esse não foi o único episódio de violência em competições realizadas em Cruz Alta no fim de semana. Em jogo válido pela Série Bronze do Campeonato Municipal de futsal, um jogador agrediu um árbitro com um soco. Eles não tiveram a identidade divulgada. Os outros dois jogos que seriam realizados na rodada foram cancelados, e a rodada desta semana do futsal municipal está suspensa.
Em nota, a prefeitura de Cruz Alta disse lamentar “com profundo sentimento de tristeza” os episódios. Além disso, afirmou que a Coordenadoria de Esportes se reuniu para definir possíveis punições a envolvidos e uma coletiva de imprensa sobre as agressões será realizada na manhã desta terça-feira (19). (Leia a íntegra do documento abaixo)
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria da Cidadania e da Coordenadoria de Esportes, lamenta com profundo sentimento de tristeza e manifesta veementemente seu repúdio às agressões sofridas pelas equipes de arbitragem nas partidas do Campeonato Citadino de Futsal e do Campeonato Citadino de Campo registrado nesta última semana.
Ressaltamos que o lamentável episódio descaracteriza e deprecia o verdadeiro propósito do esporte como instrumento de inclusão e interação social, cujo respeito, a tolerância e a educação são pilares fundamentais.
Diante do fato – totalmente intolerável dentro do esporte – a Coordenadoria de Esportes já se reuniu para apurar as circunstâncias e deliberar as punições desportivas cabíveis contra o(s) envolvido(s). Nesta terça-feira, 19, a Secretaria realizará uma coletiva de imprensa a partir das 11h, para comunicar às medidas que serão adotadas a curto, médio e longo prazo, bem como anunciar a punição aos envolvidos nos episódios.
Atitudes covardes como essa não podem passar em branco e envergonham o nosso esporte. Cremos que um dia o respeito, a tolerância e a educação irão se sobressair, e que fatos como este não existirão mais.
A Secretaria da Cidadania informa, ainda, que as competições são iniciativas que visam o entretenimento sadio entre os amantes de futebol e atletas amadores de nossa cidade, com o propósito de harmonizar lazer e bem-estar a grupos que entendem o verdadeiro valor do esporte.
Ademais, salientamos que os jogos finais da competição do Campeonato Municipal de Campo contam com equipes de segurança, compostas por dez profissionais contratados pela Associação Independente de Árbitros de Cruz Alta.