Colorado busca mais um reforço para o meio-campo
O Inter segue sua movimentação no mercado em busca de reforços. Um novo nome em negociação com o clube é de Thiago Maia. O volante de 26 anos, titular do Flamengo nos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022, perdeu espaço após a última temporada e tem conversas com o Colorado.
Como apurado pela reportagem de GZH, a direção gaúcha já costurou um acordo financeiro com o atleta. Falta o aval do Flamengo para que a negociação seja concretizada. O Corinthians também tem conversas com o meio-campista.
Natural de Boa Vista, em Roraima, Thiago Maia iniciou a carreira no Santos, onde foi bicampeão paulista. Em 2017, acabou vendido para o Lille, da França, por 14 milhões de euros. Titular em seu primeiro ano na Europa, o volante perdeu espaço no clube e acabou retornando ao Brasil em 2020 para defender o Flamengo, inicialmente por empréstimo.
Em janeiro de 2022, o Rubro-Negro desembolsou quatro milhões de euros (R$ 25,5 milhões à época) por 50% dos direitos econômicos do jogador. Foi nessa temporada que ele viveu o melhor momento no clube sendo titular de Dorival Jr. nas conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil.
No ano passado, Thiago Maia caiu de desempenho sob os comandos de Vitor Pereira e Jorge Sampaoli. Ainda que tenha sido titular em sete dos 12 jogos de Tite no comando da equipe, o volante inicia 2024 atrás na fila da disputa por titularidade, o que facilita sua saída. O fato de contar com a confiança de Eduardo Coudet contribuiu para seu desejo de acertar do Inter.
Colunista do jornal O Globo e comentarista dos canais Sportv, Carlos Eduardo Mansur aponta como Thiago Maia deve se encaixar no Inter de Coudet.
— O melhor momento do Thiago Maia no Flamengo foi na temporada 2022, a partir da chegada do Dorival, em que ele foi o primeiro volante no losango. Aí se faz a relação com o 4-1-3-2 do Coudet, que a grosso modo se remete ao losango. O Thiago Maia com o Dorival olhava o campo todo de frente. Ele se metia entre os zagueiros para a saída sem precisar receber de costas para virar, algo que ele tem dificuldade. Ele foi bem como “5” defensivamente e muito bem iniciando as jogadas — enaltece.
A negociação com Thiago Maia não descarta que o Inter também contrate Fernando. Mansur avalia que os dois devem disputar posição já que vê Thiago Maia com encaixe melhor com Aránguiz.
— Thiago fazia com qualidade a saída e a escolha do primeiro passe. Pela experiência no Flamengo, vejo mais adaptável a ser o 5. Pode ser que com o Coudet ele consiga (jogar mais adiantado). O Thiago Maia tem qualidade técnica, ele não é um jogador incapaz com a bola. No Flamengo mostrou dificuldade, mas não dá para decretar que não tem condições de fazer (uma função mais adiantado). Ele é um volante com boa qualidade técnica, mas olhando para a passagem pelo Flamengo é mais adequado ser o primeiro volante. Tenho muita dificuldade de ver o Thiago fazendo o papel, por exemplo, que o Mauricio fez ano passado, isso me surpreenderia se funcionasse, como meia — completa.
Thiago Maia tem contrato com o Flamengo até o final de 2026. Pelo clube carioca, ele disputou 169 jogos e conquistou oito títulos. Foram uma Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, dois Campeonatos Cariocas, uma Recopas Sul-Americana e duas Supercopas do Brasil. Pela Seleção Brasileira, Thiago Maia conquistou a medalha de ouro na Olímpiada de 2016, no Rio de Janeiro.