Jogador chega por empréstimo, mas será adquirido pelo clube
Desejo antigo do Inter, o volante Thiago Maia foi apresentado oficialmente na tarde desta segunda-feira (11). Ele recebeu das mãos dos dirigentes colorados a camisa número 29. O atleta tem condições legais para estrear na quinta-feira (13) contra o Nova Iguaçu, pela Copa do Brasil. No Gauchão, Maia não poderá ser utilizado pelo técnico do Eduardo Coudet.
A chegada do jogador a Porto Alegre demorou a virar realidade. Foram meses de negociações. As tratativas começaram no fim do ano passado, mas o acerto se deu apenas no início da noite da quinta-feira (7), último dia da janela de transferências. A demora deixou o jogador ansioso.
— Antes do Natal, o Eduardo Coudet tinha feito um contato comigo para eu vir para cá. Conversei com a família. É um projeto ambicioso. No fim, ele disse para eu ligar para o “doido” do Renê. Só ouvi coisas positivas. É um torcida completamente apaixonada pelo clube. Teve uma hora que deu uma esfriada, via todo mundo ser contratado, pensava que não ia dar certo. Não estava dormindo nem comendo— destacou.
O novo contratado também entrou em contato com outros nomes do futebol. Todos o aconselharem a assinar com o Inter. As tratativas duraram mais tempo do que o esperado. Porém, no início parecia que o negócio seria fechado sem demora.
Dentro desta perspectiva, Tite, técnico do Flamengo, o deixou de fora da pré-temporada do clube carioca. A ideia era de que ele fizesse o período de preparação no Beira-Rio.
— Achávamos que ia ser mais rapido. Não imaginávamos que ia se estender tanto. Tite disse que não queria me colocar na pré-temporada pelo risco de eu me machucar. O intuito era fazer a pré-temporada (aqui) — explicoi.
O primeiro encontro entre Thiago Maia e a torcida foi no sábado (9). Antes da vitória sobre o São Luiz, ele, o atacante Borré e o volante Fernando foram apresentados no Beira-Rio. O recém-apresentado jogador e Fernando disputarão um lugar no meio-campo com Charles Aránguiz.
— Jogo aonde o Coudet quiser que eu jogue. Minha característica é de primeiro volante. Com todos esses jogadores, quem tem a ganhar é o Inter. O que ele precisar estou a disposição — opinou.
Participaram da apresentação o presidente Alessandro Barcellos, o gerente esportivo Magrão e o vice de futebol Felipe Becker.
— Era uma característica que buscávamos para o nosso time, pela qualidade técnica e pela entrega. Ele agrega muito — destacou Becker.
O acordo entre os clubes foi de empréstimo até o fim do ano. Ficou acertado que a uma cláusula com valores estabelecidos para a aquisição dos direitos econômicos do meio-campista. De acordo com o colunista Eduardo Gabardo, há um acordo entre Inter, Flamengo e Lille para que a compra seja efetivada o quanto antes.
O empréstimo foi uma forma para acelerar a inscrição do volante junto à CBF. Há a obrigação de compra ao término da temporada. O valor do negócio será de 4 milhões de euros (R$ 21,5 milhões). O Inter ficará com 50% dos direitos econômicos do jogador. O montante será pago em nove parcelas divididas em um período de três anos.
Revelado pelo Santos, Thiago Maio deixou a Vila Belmiro em 2017 para atuar no Lille. Foram quase três anos no futebol francês. Em janeiro de 2020, o Flamengo anunciou sua volta ao Brasil. No Rubro-negro, foram quatro temporadas e 170 partidas disputadas. Desde o fim do ano passado, perdeu espaço. Este ano disputou somente uma partida ao entrar no segundo tempo diante da Portuguesa, pelo Campeonato Carioca.
A direção ainda apesentará o lateral-esquerdo Alexandre Bernabei, argentino que estava no Celtic. O jogador ainda não chegou a Porto Alegre.