No Noroeste, na Campanha e nas Missões, a chuva começa desde a madrugada
O tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (21). A atuação de baixa pressão atmosférica com a circulação de vento úmido, deixa o tempo carregado entre a Fronteira Oeste e o Sul do RS. No Noroeste, na Campanha e nas Missões, a instabilidade começa a aparecer desde a madrugada. Nestas regiões, durante a tarde, o sol aparece entre nuvens, porém, chove em períodos alternados do dia. Na Região Metropolitana, nos Vales e na Serra, chove a qualquer momento do dia.
Os maiores volumes de água ocorrem nos municípios da Região Central, como Vila Nova do Cruz, e do Sul, como Turuçu, 20 milímetros. Isso equivale a 16% e 19% da média histórica do mês nestas regiões, respectivamente. Em Porto Alegre, são aguardados cinco milímetros, o que representa até 4% da expectativa para a época.
A mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra: 4ºC. Já a máxima, ocorre em Vicente Dutra, no Norte: 30ºC. Na Capital, os termômetros variam entre 10ºC e 23ºC.
Na quarta-feira (22), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica ajuda a reforçar a instabilidade sobre o Estado. Essa mesma área de pressão atmosférica dá origem a uma nova frente fria. Na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, o dia começa com tempo fechado e chove a qualquer momento do dia, com forte intensidade. No Noroeste e na Região Central, também há risco para chuva volumosa. Na Região Metropolitana, chove à tarde. Na Serra, tempo firme.
A mínima de quarta-feira ocorre, novamente, em São José dos Ausentes: 10ºC. Já a máxima será registrada em Alto Feliz, no Vale do Caí: 33ºC. Na Capital, a variação térmica será de 15ºC a 30ºC.