Sonhadores e apaixonados por basquete: quem eram os jovens que morreram em acidente no norte do RS - Agora Já -

Sonhadores e apaixonados por basquete: quem eram os jovens que morreram em acidente no norte do RS



Os quatro saíram de Chapecó (SC) para uma competição de basquete em Carazinho. Em Ronda Alta, bateram de frente em um caminhão que vinha no sentido contrário

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
16 de julho de 2024

Os jovens que morreram em acidente de trânsito no domingo (14) em Ronda Alta, no norte gaúcho, tinham em comum o fato de serem apaixonados por basquete. Moradores de Chapecó (SC), eles viajavam para um campeonato esportivo na cidade de Carazinho quando o carro se chocou contra um caminhão que vinha no sentido contrário, por volta das 7h30min.

Samuel Dal Olmo Carlin, 20 anos, Deivid Guimarães Cardoso, 19, e Enzo Henrique Candaten, 18, faziam parte do time Intrusos D.S., de Chapecó. Milena Lazari, 16 anos, era namorada de Deivid e acompanhava o trio na viagem.

Eles viajavam para a 2ª Copa Carazinho de Basquete 3×3, que valia pontuação no ranking mundial da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Todos morreram no local do acidente.

Samuel, Enzo e Deivid começaram a atuar cedo no basquete e praticavam o esporte depois do horário da aula.

Segundo Filipe Bortolotto, diretor do Clube de Basquete Chapecó na época em que os meninos jogavam na equipe, Samuel se destacou na modalidade pelo porte físico e faltava pouco para se formar na faculdade de Educação Física.

— Estavam sempre alegres, com sorriso no rosto, nunca tinham tristeza, por mais duro que poderia ser o treinamento. Eram meninos gentis, educados e incapazes de serem rudes com alguém. O Samuel, por ser o mais velho, influenciava os meninos e todo o vínculo dele, tanto do esporte, na igreja, na família e tudo mais. Eu tive o prazer de fazer parte da história deles — afirmou o ex-diretor.

Além de ser apaixonado pelo basquete, Samuel era religioso e frequentava a igreja Next Level de Chapecó, cidade onde nasceu. Segundo a madrinha do jovem, Lu Muniz, ele não fazia distinção entre os amigos.

— O Samuel podia conhecer uma pessoa hoje e tratava esse novo amigo com o mesmo entusiasmo que tinha com os amigos da vida inteira. Desde os seis aninhos ele jogava basquete, vivia com a bola na mão em todos os cantos. Samuel era isso: intensidade, paixão e pureza. Nosso amor por ele é para a vida toda — declarou, emocionada.

Durante o velório, amigos e familiares deixaram bolas de basquete e camisas de clubes junto ao caixão do jovem.

Namorados estavam juntos há dois meses

image
Milena Lazari morreu aos 16 anos
Arquivo pessoal
image
Deivid trabalhava em hamburgueria em Chapecó
Arquivo pessoal

No domingo (14), Deivid e Milena estavam juntos há apenas dois meses. Além do basquete e do namoro, a rotina do atleta envolvia o trabalho: Deivid trabalhava em uma hamburgueria em Chapecó. Nas redes sociais, o empreendimento afirmou que ele deixará saudades e lembranças pela pessoa doce que foi.

Deivid era um dos amigos de infância de Maurício Policeno da Silva, que também conhecia o resto do grupo.

— Sempre foram pessoas muito boas, que ajudavam no que precisasse e apoiavam nos piores momentos. Eu acredito que o basquete foi o que fez com que todos nós fôssemos em busca dos nossos sonhos, ajudando em tudo na nossa vida, na questão psicológica ou física — disse.

Nas redes, Milena recebeu homenagens e mensagens de saudade de amigos e familiares.

“Descansa em paz amiga, vou sentir muita saudades de você, minha companheira. Agora você se tornou uma estrelinha! Obrigada por fazer parte dai minha vida, você é especial. Brilha, brilha, estrelinha…”, comentou uma amiga.

Enzo, por sua vez, nasceu em Araras (SP), mas morava em Chapecó há anos, segundo a Fundação de Esporte do município. Segundo Maurício, o jovem sempre se mostrou uma pessoa humilde e apaixonado pelo basquete.

“Até logo meu irmão! Você era incrível e eu te levarei como exemplo de pessoa para sempre!”, relatou um amigo nas redes de Enzo.

Milena e Deivid foram velados juntos e enterrados no Cemitério do Distrito de Fazenda Zandavalli, em Chapecó, nesta segunda (15). Enzo foi sepultado no Memorial da Funerária Stürmer e Samuel no Cemitério Municipal de Chapecó, no fim da tarde de segunda-feira.

Entidades se manifestam

Em nota, a Confederação Brasileira de Basketball lamentou o falecimento dos jovens e se solidarizou com as famílias, amigos e filiados da Federação Catarinense de Basketball. Leia na íntegra:

A Confederação Brasileira de Basketball lamenta e se solidariza com famílias, amigos e nossos filiados da Federação Catarinense de Basketball (FCB) após acidente neste domingo, na rodovia ERS-324, em Ronda Alta, cidade do Rio Grande do Sul, que vitimou quatro jovens atletas de basquete a caminho de uma competição. Que Deus conforte todos os familiares neste momento difícil, dando paz aos seus corações”.

A organização da 2ª Copa Carazinho de Basquete 3×3 também se manifestou em nota:

“O Basquete Carazinho vem por meio desde, prestar condolências aos familiares e amigos dos queridos, Enzo Henrique Candaten, Deivid Guimarães Cardoso, Samuel Dal Olmo Carlin e Milena Lazari, da equipe @intrusos3x3_d.s de Chapecó/SC, pelo trágico acidente ocorrido na manhã desse domingo enquanto se deslocavam para Carazinho/RS para a disputa da 2° Copa Carazinho de Basquete.

A Família Basquete Carazinho se solidariza com todos os familiares e amigos das vítimas, e deseja que Deus conforte os corações de todos os entes queridos, nossas orações e corações estão com vocês nesse momento tão difícil.”

image
Aos 20 anos, Samuel Carlin tinha relação estreita com a espiritualidade
Arquivo pessoal / Divulgação
image
Enzo Henrique, 18 anos, foi descrito como humilde e gentil
Arquivo pessoal / Divulgação
Fonte : GZH 
Foto : Arquivo Pessoal /Divulgação 

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados