O tempo deve ficar firme na Campanha e no Sul
O tempo segue instável nesta sexta-feira (17), com previsão de temporal e alto volume de chuva, acompanhado de vento forte nas regiões Norte e Noroeste. Nas demais áreas, a chuva se concentra no período da tarde. Na Campanha e no Sul, em cidades como Bagé e Rio Grande, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, válido até as 15h desta sexta-feira, para tempestade no Rio Grande do Sul. O comunicado aponta que partes das Região Metropolitana, do Litoral Norte, do Norte, da Serra e do Noroeste podem ter chuva superior a 100mm, com vento que ultrapasse os 100 km/h e queda de granizo. Existe risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações e de alagamentos.
A chuva mais intensa desta sexta-feira está prevista para a Serra, Litoral Norte, Vale do Taquari e Vale dos Sinos. Em Pinto Bandeira, na Serra, são esperados 86 milímetros, o que corresponde a 50% do volume calculado para o mês de novembro inteiro.
No que diz respeito à temperatura, a máxima do Estado, de 31ºC, deve ser registrada em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambos municípios do Norte. Já a mínima, de 10ºC, ocorrerá em Pedras Altas, no Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam dos 20ºC aos 26ºC.
No sábado (18), o Estado permanece sob a influência de vento úmido e da baixa pressão atmosférica, que favorece a formação de nuvens carregadas em todas as regiões. O Norte terá tempestade, enquanto a Região Metropolitana, a Fronteira Oeste, a Região Central e o Vale do Rio Pardo registram fortes pancadas de chuva. No Sul e na Campanha, o céu fica nublado e ocorre chuva rápida.
A temperatura máxima do RS, de 31ºC, acontece em cidades da região Norte, Noroeste e Central, como Vicente Dutra, Quevedos e Porto Xavier. A mínima do Estado, de 13ºC, será registrada no Sul e na Serra, nas cidades de Pedras Altas e São José dos Ausentes. Na Capital, a variação térmica será entre 21ºC e 27ºC.