Sexta-feira será de chuva em todo o RS; Fronteira Oeste e Missões têm alerta para tempestade - Agora Já -

Sexta-feira será de chuva em todo o RS; Fronteira Oeste e Missões têm alerta para tempestade



Mudança no tempo é causada pela formação de uma área de baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao sul do Brasil

Foto:
13 de dezembro de 2024

Uma instabilidade que atinge todas as regiões do Rio Grande do Sul deve provocar pancadas de chuva em todo o Estado nesta sexta-feira (13). Regiões como Missões, Norte, Nordeste e Fronteira Oeste estão em alerta amarelo para tempestades.

O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entra em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira e tem validade até o meio-dia de sábado (14).

Os últimos dias foram de predomínio de tempo firme e temperatura amena. A mudança ocorre em razão da formação de uma área de baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao sul do Brasil.

Nas regiões Oeste e Central, nas Missões e na Campanha, a chuva se inicia pela manhã e se estende por toda a sexta-feira, com forte intensidade em alguns períodos.

Nestas regiões há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. O volume de chuva pode variar de 20 a 30 milímetros  por hora ou até 50 milímetros nas 12 horas de validade do comunicado.

Municípios como Alegrete, Uruguaiana, São Borja, Santo Ângelo e Frederico Westphalen estão contemplados no alerta. O risco de cortes de energia elétrica e alagamentos nestas regiões é considerado baixo pelo Inmet.

O comunicado também abrange toda a faixa oeste dos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Já no Noroeste, Norte, Região Metropolitana e Serra, a tendência é de que as pancadas se acentuem a partir da tarde.

Para o fim de semana, a previsão é que o tempo siga abafado e instável de norte a sul do Estado.

Veja a previsão do tempo para a sua região nesta sexta-feira:

Região Metropolitana

O dia começa com sol entre nuvens. Pancadas de chuva são esperadas à tarde e à noite, com maiores volumes por volta das 18h. Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 19ºC e a máxima chega aos 32ºC.

Campanha

Na Campanha, a chuva forte é esperada logo pela manhã. O sol pode voltar à tarde, mas a instabilidade retorna no período da noite. Em Bagé, o termômetro varia entre 19ºC e 23ºC.

Fronteira Oeste

A previsão para a Fronteira Oeste é tempo chuvoso durante o dia e à noite. Em Uruguaiana, a temperatura varia entre 21ºC e 26ºC.

Litoral Norte

No Litoral Norte, a sexta-feira será sol com muitas nuvens, passando a chuvoso à tarde e à noite. Em Imbé, a mínima fica em 20ºC e a máxima atinge 25ºC.

Litoral Sul

Para o Litoral Sul, é esperado sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Rio Grande, a temperatura varia entre 20ºC e 25ºC.

Região Central

Nebulosidade e pancadas de chuva forte predominam durante o dia na Região Central. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não para. Em Santa Maria, a temperatura mínima será de 20ºC e a máxima, de 24ºC.

Região Noroeste

A sexta-feira começa com variações entre sol entre nuvens e nebulosidade na Região Noroeste. É esperado que a chuva se inicie no fim da manhã e permaneça à tarde e à noite. Em Ijuí, a temperatura varia entre 20ºC e 27ºC.

Região Norte

A previsão é de tempo chuvoso durante toda a sexta-feira. Em Passo Fundo, a mínima será de 18ºC e a máxima de 26ºC.

Região Sul

Cidades da região podem observar variações entre sol entre nuvens e nebulosidade no início do dia. A chuva começa a cair logo pela manhã e há a possibilidade de temporal à tarde. Em Canguçu, a mínima será de 17ºC e a máxima de 25ºC.

Serra

A região serrana terá períodos de sol com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Bento Gonçalves, a temperatura fica entre 17ºC e 28ºC.

Cuidados

Durante a tempestade é recomendado evitar abrigo sob árvores, pois há “leve risco de queda de galhos e descargas elétricas”. Em caso de raios, a orientação é não utilizar aparelhos eletrônicos, como celulares, ligados à tomada.

Em situações de risco busque ajuda junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Fonte : GZH 
Foto : Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) / Reprodução

 


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados