Mudança no tempo é causada pela formação de uma área de baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao sul do Brasil
Uma instabilidade que atinge todas as regiões do Rio Grande do Sul deve provocar pancadas de chuva em todo o Estado nesta sexta-feira (13). Regiões como Missões, Norte, Nordeste e Fronteira Oeste estão em alerta amarelo para tempestades.
O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entra em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira e tem validade até o meio-dia de sábado (14).
Os últimos dias foram de predomínio de tempo firme e temperatura amena. A mudança ocorre em razão da formação de uma área de baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao sul do Brasil.
Nas regiões Oeste e Central, nas Missões e na Campanha, a chuva se inicia pela manhã e se estende por toda a sexta-feira, com forte intensidade em alguns períodos.
Nestas regiões há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. O volume de chuva pode variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros nas 12 horas de validade do comunicado.
Municípios como Alegrete, Uruguaiana, São Borja, Santo Ângelo e Frederico Westphalen estão contemplados no alerta. O risco de cortes de energia elétrica e alagamentos nestas regiões é considerado baixo pelo Inmet.
O comunicado também abrange toda a faixa oeste dos Estados de Santa Catarina e Paraná.
Já no Noroeste, Norte, Região Metropolitana e Serra, a tendência é de que as pancadas se acentuem a partir da tarde.
Para o fim de semana, a previsão é que o tempo siga abafado e instável de norte a sul do Estado.
O dia começa com sol entre nuvens. Pancadas de chuva são esperadas à tarde e à noite, com maiores volumes por volta das 18h. Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 19ºC e a máxima chega aos 32ºC.
Na Campanha, a chuva forte é esperada logo pela manhã. O sol pode voltar à tarde, mas a instabilidade retorna no período da noite. Em Bagé, o termômetro varia entre 19ºC e 23ºC.
A previsão para a Fronteira Oeste é tempo chuvoso durante o dia e à noite. Em Uruguaiana, a temperatura varia entre 21ºC e 26ºC.
No Litoral Norte, a sexta-feira será sol com muitas nuvens, passando a chuvoso à tarde e à noite. Em Imbé, a mínima fica em 20ºC e a máxima atinge 25ºC.
Para o Litoral Sul, é esperado sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Rio Grande, a temperatura varia entre 20ºC e 25ºC.
Nebulosidade e pancadas de chuva forte predominam durante o dia na Região Central. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não para. Em Santa Maria, a temperatura mínima será de 20ºC e a máxima, de 24ºC.
A sexta-feira começa com variações entre sol entre nuvens e nebulosidade na Região Noroeste. É esperado que a chuva se inicie no fim da manhã e permaneça à tarde e à noite. Em Ijuí, a temperatura varia entre 20ºC e 27ºC.
A previsão é de tempo chuvoso durante toda a sexta-feira. Em Passo Fundo, a mínima será de 18ºC e a máxima de 26ºC.
Cidades da região podem observar variações entre sol entre nuvens e nebulosidade no início do dia. A chuva começa a cair logo pela manhã e há a possibilidade de temporal à tarde. Em Canguçu, a mínima será de 17ºC e a máxima de 25ºC.
A região serrana terá períodos de sol com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Bento Gonçalves, a temperatura fica entre 17ºC e 28ºC.
Durante a tempestade é recomendado evitar abrigo sob árvores, pois há “leve risco de queda de galhos e descargas elétricas”. Em caso de raios, a orientação é não utilizar aparelhos eletrônicos, como celulares, ligados à tomada.
Em situações de risco busque ajuda junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).