Estado estará sob influência de áreas de instabilidade ao longo da semana. Em São José dos Ausentes, na Serra, pode fazer 2ºC.
Enquanto quase todo o país registra temperaturas altas devido onda de calor, o Rio Grande do Sulpode terminar a semana com geada. Segundo a Climatempo Meteorologia, o estado estará sob influência de áreas de instabilidade durante toda a semana, o que deve provocar muita chuva a partir de terça-feira (22).
“É uma semana de tempo muito instável, com riscos de temporais, chuvas, ventos fortes e eventualmente queda de granizo. A semana vai terminar com ar frio de origem polar, com condições para geada em algumas áreas da Serra” , afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Apesar da chuva, a temperatura deve seguir alta em todo o estado na terça-feira. Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar até 30ºC.
Já na quarta (23), a máxima não passa dos 17ºC. Ao logo da semana, a frente fria vai avançando por todo o RS, provocando temperaturas ainda mais baixas. São José dos Ausentes, na Serra, pode ter mínima de 2°C na sexta (25).
A meteorologista alerta para a intensificação do fenômeno El Niño em setembro. De acordo com ela, os últimos dias de inverno poderão ter picos de calor, mas devem ter temperaturas abaixo do padrão para o período, em razão do excesso de chuvas.