Apesar de alguns dias de alívio, precipitações devem retornar ao Estado no próximo final de semana
Depois de uma semana marcada por grande quantidade de chuva no Rio Grande do Sul, o domingo (7), por conta de uma frente fria, ainda registra mau tempo, principalmente na Fronteira Oeste, no Sul, na Campanha, nas regiões Central e Missões, além da Região Metropolitana e Litoral. Porém, de acordo com a Climatempo, a situação deve mudar no decorrer dos dias.
Na segunda-feira (8), a frente fria que está sobre o Estado avança para Santa Catarina e Paraná. Com isso, a chuva começa a diminuir em boa parte do território gaúcho. Regiões da Fronteira Oeste, da Campanha, Central e Missões não terão chuva no primeiro dia útil da semana.
No Sul, no Leste e no Norte, assim como nas regiões do Chuí e Metropolitana, na Serra, no Litoral e em áreas que fazem divisa com Santa Catarina, há previsão de pancadas fortes de chuva, com raios e ventos, principalmente na primeira metade do dia. Por conta do avanço do ar frio, as temperaturas estarão baixas ao longo do dia em todo o Estado na segunda. Os termômetros em Porto Alegre ficarão entre 16°C e 22°C, já Pelotas terá mínima de 11°C e poderá chegar a 21°C.
Na terça-feira (9), todo o Rio Grande do Sul terá tempo firme, com um amanhecer com nebulosidade, mas que no decorrer do dia se dissipará. As temperaturas seguirão baixas, com mínimas registradas à noite. Há uma pequena possibilidade de geada em parte da Fronteira Oeste nas primeiras horas do dia. A Capital terá mínima de 12°C e máxima de 21°C, enquanto Caxias do Sul ficará entre 9°C e 19°C.
Nos próximos dias, o destaque será o aumento do frio e o tempo firme, com risco de geada no Norte e na Serra na quarta (10), na quinta (11) e na sexta-feira (12). No final da semana, a chuva deverá retornar, com maior incidência no Sul, no Leste e no Nordeste, bem como na Serra, no Litoral e na Região Metropolitana. O motivo da volta das precipitações será uma frente fria que passará pela costa do Estado somada com a umidade que vem do mar.