Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o risco de grandes acumulados de chuva e a possibilidade de ventos intensos e queda de granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul a partir da madrugada desta segunda-feira (16). Um deles possui aponta a previsão de “perigo potencial”, enquanto o outro aviso indica uma severidade maior e abrange a maior parte do Estado.
O alerta laranja, válido das 4h até a meia-noite, destaca áreas como a Fronteira Oeste, as regiões Centro e Norte, Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte. Segundo o comunicado, o acumulado de chuva pode chegar até 100 milímetros ao longo do dia. Queda de granizo e ventos intensos entre 60 e 100 km/h não são descartados.
O alerta amarelo possui grau de severidade menor, mas ainda assim indica o risco de transtornos. De acordo com o Inmet, ele possui validade das 4h até as 18h desta segunda e abrange a região Sul. Além de queda de granizo e chuvas de até 50 milímetros, o comunicado chama a atenção para ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Os dois avisos destacam o risco de alagamentos, corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de galhos e árvores.
Orientações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia: