Equipes da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) seguem trabalhando na limpeza do trecho entre os kms 41 e 44 após quedas de barreiras
A RS-122 entre Farroupilha e São Vendelino, uma das principais vias de ligação da Serra a Porto Alegre, segue totalmente bloqueada e sem previsão para ser liberada. Até o início da noite desta segunda-feira (20), equipes da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) atuavam na limpeza entre os kms 41 e 44, trecho que inicia logo depois de Nova Milano – onde o bloqueio está posicionado. Com isso, a recomendação é de utilizar a RS-446 por Carlos Barbosa ou a RS-452, por Vale Real
O trecho da RS-122 foi bloqueado ainda na manhã de sábado (18) por quedas de barreiras causadas pela forte chuva que atingiu a Serra na noite de sexta (17) e durante a madrugada. Em nota, a CSG afirma apenas que o bloqueio segue para limpeza do trecho, invadido por pedras, barro e árvores.
A recomendação da concessionária e do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) é que os motoristas que viajam entre Caxias do Sul e Porto Alegre utilizem a RS-446, em Carlos Barbosa, como rota alternativa. A via esteve bloqueada durante sábado e domingo (19), também por queda de barreira, mas foi liberada após limpeza.
Para quem viaja no sentido Caxias do Sul-Porto Alegre, o caminho para chegar à RS-446 começa a partir da RS-453, em Farroupilha. O motorista deve seguir até a BR-470, em Garibaldi, para depois acessar a via em Carlos Barbosa. Para quem sai de municípios como Veranópolis, o trajeto pode iniciar na própria BR-470, onde não há mais bloqueios. Já para quem viajar da Capital a Caxias, o acesso para RS-446 se dá por São Vendelino.
Durante a segunda, o bloqueio que existia na RS-452, em Feliz, também foi liberado. Com isso, de acordo com o CRBM, os motoristas da Serra também podem utilizar esse trajeto para chegar na Capital. Para isso, o trajeto inicia na BR-116, em Caxias do Sul. Em Vila Cristina, o motorista deve acessar a RS-452, e seguir até Feliz, onde acessará a RS-122 em Bom Princípio.
O CRBM também reforça para que os motoristas não utilizem a VRS-826, que é a estrada que liga Farroupilha a Alto Feliz. O grupo lembra que a via não tem estrutura para comportar um grande fluxo de veículos leves e não pode ser alternativa para os veículos pesados.