Segunda-feira é de retomada das aulas em duas redes municipais da Região Metropolitana - Agora Já -

Segunda-feira é de retomada das aulas em duas redes municipais da Região Metropolitana



Oitenta e cinco instituições estaduais de Porto Alegre e Canoas também voltam a atender

Foto: Única rede municipal ainda totalmente sem atividades é a de Canoas. Lisielle Zanchettin / Agencia RBS
3 de junho de 2024

A segunda-feira (3) é de retomada parcial das aulas em duas redes municipais da Região Metropolitana e em escolas estaduais de outras três cidades da mesma região. O retorno acontece naquelas instituições pouco ou nada afetadas pela enchente.

Um dos municípios mais afetados pelas cheias, Eldorado do Sul anunciou a volta às aulas em três estabelecimentos municipais: São José e Sepé Tiaraju, de Ensino Fundamental, e Fazendo Arte, de Educação Infantil. Para o dia 10 de junho, está prevista a retomada na Paraná e na Octávio G. Duarte, ambas de Ensino Fundamental. As demais escolas não têm previsão de voltar às atividades presenciais.

O regresso dos estudantes também acontece nas 19 instituições da rede municipal de São Leopoldo que não foram atingidas pela enchente e não estão servindo de abrigo. A lista dos estabelecimentos pode ser conferida neste link. A prefeitura informa que a retomada, neste momento, não será de aulas com cobrança de presença aos estudantes: a proposta é oferecer acolhimento e ações pedagógicas.

As redes de Eldorado do Sul e São Leopoldo se somam às de Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Porto Alegre, que também já tinham voltado a operar, total ou parcialmente. Na Capital, 195 escolas municipais ou conveniadas que atendem cerca de 70% dos estudantes matriculados já regressaram.

A única rede municipal que, de forma integral, ainda não retomou as aulas foi a de Canoas. Na última quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação da cidade estendeu o período de suspensão das atividades até 7 de junho. O motivo é o forte impacto da inundação no município – das 83 escolas existentes na rede, 41 foram diretamente atingidas pela água e outras 25 estão servindo de abrigo.

A estimativa da prefeitura de Canoas é de que 40% dos profissionais que atuam nessas instituições de ensino e praticamente metade dos alunos tenham sido atingidos.

Na rede estadual, no último domingo (2), 2.028 estabelecimentos de ensino, que representam 86,7% do total, já tinham reaberto as portas. Outros 310 não retornaram, sendo que 95 deles não têm previsão de retomada. Para esta segunda-feira (3), 80 escolas do Estado localizadas em Porto Alegre voltam às atividades, três em Canoas e duas em Nova Santa Rita. A lista completa pode ser acessada neste link.

Fonte : GZH 
Foto :  Lisielle Zanchettin / Agencia RBS

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados